Adaptação à Televisão Digital vai custar 100 milhões - TVI

Adaptação à Televisão Digital vai custar 100 milhões

  • Rui Pedro Vieira
  • 11 jul 2007, 19:14
Televisão

A adaptação dos lares portugueses à Televisão Digital Terrestre vai custar entre 90 e 100 milhões de euros.

Relacionados
A estimativa é do presidente da Confederação Portuguesa de Meios de Comunicação Social, Pedro Morais Leitão, e refere-se aos custos do equipamento necessário para que os televisores portugueses de cerca de 1,6 milhões de lares que não possuem televisão por subscrição possam estar preparados para a Televisão Digital Terrestre (TDT).

«O negócio de media não pode subsidiar esta mudança», disse Pedro Morais Leitão no VI Fórum Telecom e Media do «Diário Económico».

O «switch off» previsto para Portugal, ou seja a data em que o sinal digital vai substituir o analógico, é o ano de 2012, mas, no entender do também administrador da Media Capital Multimédia, «2012 é irrealista se não houver subsídios para instalação de set-top boxes» (que custam 150 euros cada).

Oferta da TV Cabo é ameaça à TDT

O especialista traçou ainda um retrato para o futuro modelo português de TDT, sublinhando que o mesmo deverá assentar em oito canais gratuitos e 40 canais pagos.

Este modelo previsto mostra que o Governo «está a empurrar a TDT para a TV paga e a forçar o casamento entre media e telecomunicações».

Pouco confiante sobre essa aliança entre os dois factores, Pedro Morais Leitão acrescentou que «Portugal é um país complicado para a instalação da televisão paga na TDT porque a TV Cabo tem uma oferta muito forte e cada vez melhor».

«Na melhor das hipóteses, a TDT avança em 2008. Seremos o último país da Europa Ocidental a implementá-la», referiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados