Telefónica completa venda da Endemol por 2,62 mil milhões - TVI

Telefónica completa venda da Endemol por 2,62 mil milhões

Endemol tem novos donos

A operadora espanhola Telefónica confirmou, esta terça-feira, a formalização da venda de 99,7 por cento da Endemol por mais de 2,62 mil milhões de euros.

Relacionados
A operadora espanhola comunicou à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) que formalizou o negócio com um consórcio formado pela Telecinco e Mediaset, John de Mol e Goldman Sachs.

De acordo com a versão electrónica do jornal «Expansión», a formalização da venda anunciada no passado dia 14 de Maio teve um impacto mínimo na cotação da operadora espanhola, uma vez que os títulos seguem em alta ligeira de 0,12% para os 16,48 euros.

A Telefónica comprou a Endemol em 2000 e pagou 213 milhões de acções pela empresa, cerca de 22,5 euros por título, o que representou um montante de 4,79 mil milhões.

O grupo comprador é participado, em partes iguais, por três sócios. O primeiro é a sociedade Mediacinco Cartera SL, uma companhia resultante de uma nova criação e participada em 75% pela Gestevisión Telecinco, e em 25% pelo seu accionista maioritário Mediaset, um grupo de meios de comunicação controlado pelo magnata italiano e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

De referir que a companhia de televisão espanhola passará a controlar, indirectamente, perto de 18,5% da Endemol e tornar-se-á, atrás da Goldman Sachs, no sócio mais importante.

O segundo accionista, com outro terço do capital, é o fundo de Goldman Sachs denominado GS Capital Partners VI Fund.

O terceiro sócio, que assume 33% do capital, é a holding Cyrte Fund BV, na qual participa-com aproximadamente 30%-o milionário holandês John de Mol, fundador da produtora.

Recorde-se que John de Mol passará a controlar cerca de 7,4% do capital da companhia de televisão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados