UE vai propor regras mais fáceis para telemóveis 3G - TVI

UE vai propor regras mais fáceis para telemóveis 3G

Telemóvel

As principais operadoras de telemóveis na União Europeia (UE) podem poupar milhares de milhões de euros na rede de telemóveis de terceira geração (3G) com uma proposta que será apresentada no próximo mês em Bruxelas, de acordo com o jornal «Financial Times» (FT).

Relacionados
Grupos como a Vodafone e a Deutsche Telekom, detentora do «T-Mobile», poderão pela primeira vez oferecer serviços lucrativos 3G a partir das redes de segunda geração existentes, respeitando as regras impostas pela Comissão Europeia (CE) sobre ocupação de banda de rádio.

A nova proposta é, de acordo com o «FT», «uma vitória da indústria» de comunicações móveis, que quer melhorar o uso destes produtos depois de ter gasto milhares de milhões de euros em licenças para tecnologias 3G (como inovadores serviços áudio, vídeo e on-line) no início da década.

Enquanto as autoridades de cada país europeu têm responsabilidade na avaliação sobre quem pode ocupar as bandas de rádio nos seus países, a UE é detentora de um mandado de aplicação de certas frequências para determinados serviços. Com a provável aprovação desta proposta em Bruxelas, a UE dá resposta a muitas operadoras que já possuem serviços 3G, mas há também receios que possa dividir a indústria de serviços móveis, dado que nem todas as empresas possuem ainda redes de segunda geração.
Continue a ler esta notícia

Relacionados