PJ descobre droga escondida em malas - TVI

PJ descobre droga escondida em malas

  • Portugal Diário
  • 30 jan 2007, 13:33

Três indivíduos foram detidos com oito quilos de cocaína

A Policia Judiciária (PJ) fez uma operação de combate ao tráfico de droga, por correio aéreo, e apanhou - em duas situações diferentes - três suspeitos estrangeiros: um argentino, um espanhol e um eslovaco.

A Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) esteve, durante o fim-de-semana, de olhos bem abertos nos aeroportos de Lisboa, Porto e Funchal, com a Operação «Dédalo».

Um suspeito, proveniente de São Paulo, e com duas malas de viagem foi seguido durante algum tempo. As autoridades permitiram que abandonasse o aeroporto e seguiram-no até ao hotel.

Este homem, um cidadão argentino de 35 anos de idade, acabou por ser detido mais tarde, num hotel do centro de Lisboa, quando entregava as duas malas a um cidadão espanhol, de 34 anos. Este já tinha alugado uma viatura e segundo o comunicado divulgado pela PJ iria transportar a droga, por estrada, até Espanha.



As malas de viagem tinham na estrutura e no forro quase seis quilos de cocaína, com elevado grau de pureza. A forma como tinha sido dissimulada iria tornar o produto indetectável na fiscalização fronteiriça.

Os dois detidos já foram levados a tribunal e um magistrado decretou a prisão preventiva para ambos. A investigação irá agora prosseguir a nível internacional.

Cocaína apanhada na Madeira

Mas além dos dois detidos em Lisboa, a Operação «Dédalo» detectou outro correio de droga na Madeira, através do Departamento de Investigação Criminal do Funchal.

Um cidadão eslovaco, com 26 anos de idade, acabou por ser apanhado. Tinha dois quilos de cocaína escondida na sua mala de viagem, dissimulada na estrutura. O eslovaco levantou suspeitas por já estar indiciado pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.

O suspeito já foi presente ao juiz e vai ficar em prisão preventiva a aguardar julgamento.

Desta forma a Operação «Dédalo», da Polícia Judiciária, terminou com três detenções e mais de oito quilo de cocaína apreendida.
Continue a ler esta notícia