Sem aeroporto não há estação de TGV na Ota - TVI

Sem aeroporto não há estação de TGV na Ota

  • Portugal Diário
  • 25 set 2007, 15:59
TGV

Estação de alta velocidade será «pura e simplesmente eliminada»

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, assegurou esta terça-feira que caso o novo aeroporto de Lisboa não se localize na Ota, a estação de alta velocidade será «pura e simplesmente eliminada» da linha Lisboa-Porto e «não se concretizará», noticia a Lusa.

A estação da Ota é uma das secções que compõem a linha Lisboa-Porto, cujo início de exploração está agendado para 2015, e que terá paragens previstas em Lisboa, Leiria, Ota, Coimbra, Aveiro e Porto.

Apesar de considerar que «a linha de alta velocidade serve para ligar grandes centros urbanos e não aeroportos», Ana Paula Vitorino afirmou que o actual Governo «entendeu que era importante que fossem asseguradas ligações aos aeroportos».

No entanto, «não ocorre que o serviço preferencial ao aeroporto seja garantido pela alta velocidade» ressalvou, lembrando que, de acordo com o projecto de alta velocidade, «o serviço entre Lisboa e o aeroporto da Ota seria assegurado por um shuttle que iria aproveitar a linha de alta velocidade existente, porque o que um aeroporto tem de ter são ligações às principais capitais».

Por fim, a secretária de Estado dos Transportes sublinhou o facto do custo da estação destinada a servir o novo aeroporto, «seja ele onde for», estar integrado no projecto do novo aeroporto, não sendo imputando ao projecto de alta velocidade.
Continue a ler esta notícia