Comunistas contra «UE do grande capital» - TVI

Comunistas contra «UE do grande capital»

  • Portugal Diário
  • 24 mar 2007, 15:35

À iniciativa do PCP associaram-se partidos comunistas de 23 países

Vinte e sete partidos comunistas europeus subscreveram um «Apelo Comum», a propósito do 50º aniversário da criação da CEE, em que rejeitam a «União Europeia do grande capital», segundo comunicado enviado este sábado à Lusa.

À iniciativa do partido Comunista Português associaram-se «partidos comunistas e progressistas» de 23 países, que defendem a criação de «alternativas que respondam às necessidades e aos interesses dos povos e que afirmem o socialismo como a real alternativa para os povos do continente europeu».

«O Tratado de Roma para a fundação da CEE foi uma opção das principais potências e do capitalismo monopolista da Europa Ocidental», lê-se no documento, que destaca o facto de, passados 50 anos, «os desenvolvimentos na UE dão razão às forças que lutaram contra as suas políticas, que disseram e continuam a dizer Não ao Tratado de Maastricht, que manifestam a sua oposição ao "Tratado Constitucional"».

«Dão razão a todos os que hoje combatem a União Europeia do grande capital - directório de grandes potências, neoliberal e militarista», acrescenta-se no documento.

O Tratado de Roma, que está na génese da UE de hoje, foi assinado a 25 de Março de 1957 pela França, Alemanha Federal, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

O Tratado afirmava, no preâmbulo, que os Estados signatários estavam «determinados a estabelecer os fundamentos de uma união mais estreita entre os países europeus», deixando claro o objectivo político de integração progressiva dos diferentes países, manifestada, a curto prazo, numa união aduaneira, que levou à designação de Mercado Comum.
Continue a ler esta notícia