Referendo ao Tratado: Cavaco só fala no fim - TVI

Referendo ao Tratado: Cavaco só fala no fim

  • Portugal Diário
  • 20 out 2007, 18:15

Primeiro devem pronunciar-se o Governo e o Parlamento, explicou

O Presidente da República afirmou este sábado que só irá pronunciar-se sobre a forma de ratificação do Tratado Reformador da União Europeia, aprovado sexta-feira em Lisboa, depois de conhecer a posição do Governo e do Parlamento.

«Depois da assinatura do Tratado, o Governo português e a Assembleia da República terão que tomar posição quanto à forma de ratificação. Só depois disso chegará o tempo de o Presidente da República se pronunciar», afirmou Cavaco Silva à Lusa, à margem da inauguração do museu do neorealismo, em Vila Franca de Xira.

«Irei aguardar pela posição do Governo e da Assembleia da República e depois cabe-me a mim tomar a decisão final», concluiu, salientando que o acordo entre os 27 membros da UE é «um resultado histórico».

Cavaco Silva destacou ainda o papel da presidência portuguesa e de José Sócrates. «Nada teria sido possível sem o empenhamento e o trabalho excelente realizado pela presidência portuguesa, que desde o início considerou a aprovação do tratado como um verdadeiro desígnio europeu», frisou.

«Quero felicitar, em particular, o primeiro-ministro e o seu Governo pela determinação para conseguir um compromisso a 27 que consegue colocar Lisboa na rota das grandes decisões da integração europeia», concluiu.
Continue a ler esta notícia