Despesa em consumo turístico desacelera em 2008 - TVI

Despesa em consumo turístico desacelera em 2008

Turismo

Valor Acrescentado deverá crescer a uma taxa nominal de 1,1%

Relacionados
O valor da despesa em consumo turístico deve crescer 2,5% em 2008, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Acompanhando este crescimento moderado da procura turística, o Valor Acrescentado gerado pelo Turismo deverá crescer a uma taxa nominal de 1,1%.

«Ao contrário dos últimos dois anos, em que a actividade turística atingiu ritmos de crescimento nominal elevados, até mesmo superiores aos da economia, o ano de 2008 deverá caracterizar-se por uma desaceleração da actividade turística, quer como reflexo do efeito de base dos resultados anteriores, quer como efeito da actual conjuntura económica mundial», acrescenta o INE.

Assim, em 2008, espera-se uma desaceleração da actividade turística, «quer como reflexo do efeito de base dos resultados anteriores, quer como efeito da actual conjuntura económica mundial», com a despesa em consumo turístico a crescer, em termos nominais, 2,5%.

O INE diz ainda que, em 2006 e 2007, houve crescimento da despesa em consumo turístico, assim como a evolução positiva do Valor Acrescentado gerado pelo Turismo (VAGT).

«Ambos os agregados atingiram taxas de crescimento nominal acima dos 8%, neste ano: a despesa em consumo turístico cresceu, em termos nominais, 8,5%, enquanto que o Valor Acrescentado gerado pelo Turismo, 8,1%», remata o INE.
Continue a ler esta notícia

Relacionados