Bill Gates quer travar força dos furacões - TVI

Bill Gates quer travar força dos furacões

Bill Gates computador

Fenómeno é aumentado pela temperatura da água do mar, que se pretende ver arrefecida

Relacionados
O presidente da Microsoft, Bill Gates, apresentou na quinta-feira, 9 de Julho, um pedido de licença para um projecto que pretende impedir que se formem furacões nas águas oceânicas.

De acordo com o «El Pais», a ideia que tem como nome «Métodos e Aplicações da Alteração de Água» está relacionada com o facto de os furacões, que ganham força com a temperatura da água marítima, passarem a perder poder de destruição através de um processo de arrefecimento das águas.

O método consiste na colocação de embarcações que bombeiam a água fria desde o fundo do mar até à superfície, criando uma espécie de muro líquido frio que reduz a força do furacão antes de este chegar a terra.

A ideia vai ser assinada por 12 cientistas, a maioria físicos e investigadores de Washington, sede da empresa e advogados especializados em patentes e propriedade intelectual. Entre eles destaca-se Stephen Salter, da universidade de Edimburgo, que inventou um procedimento para aproveitar a força das ondas como energia renovável para gerir electricidade.

A invenção é do «Intellectual Venture Lab», um laboratório de criações fundado por ex-directores da Microsoft.

Antes das críticas a nível ambiental, Pablos Holman, director do «Intellectual Venture Lab» explicou no seu blogue que este «não é o tipo de tecnologia que os humanos deveriam utilizar como Plano A ou B». «É o plano C, para quando nós, humanos, esgotamos os nossos outros recursos. Se o nosso planeta se encontra numa situação grave, devemos eliminar as opções tecnológicas que temos para acabar com os danos», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados