Amazónia tem diversidade actual devido aos Andes - TVI

Amazónia tem diversidade actual devido aos Andes

Amazónia

Altas temperaturas e altos níveis de dióxido de carbono beneficiaram diversidade da região

Relacionados
A Amazónia tem a diversidade actual devido à formação dos Andes. Há cerca de 55 milhões de anos as altas temperaturas e os altos níveis de dióxido de carbono beneficiaram a diversidade da região. Dados foram revelados pela revista «Science».

Carina Hoorn, da universidade de Amesterdão e quatro co-autores brasileiros fizeram um estudo para «produzir uma visão geral dos habitantes antigos e dos processos geológicos que deram forma à selva ao longo de milhões de anos», escreve o jornal brasileiro «Estadão».

Os cientistas concluíram que a elevação das montanhas dos Andes conduziu à biodiversidade que existe na Amazónia.

Noutro trabalho cientistas do Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais do Panamá estudaram os efeitos do aquecimento global dos últimos 65 milhões de anos, o chamado Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno (MTPE).

«Calcula-se que durante o MTPE as temperaturas nas regiões tropicais aumentaram de 3 a 5 graus, há cerca de 56,3 milhões de anos», destacam os autores, que acrescentam que a floresta tropical «pôde persistir, em contraste com as especulações de que os ecossistemas tropicais foram ameaçados pelo calor».
Continue a ler esta notícia

Relacionados