Von der Leyen honrada por partilhar nomeação com Costa e Kallas - TVI

Von der Leyen honrada por partilhar nomeação com Costa e Kallas

  • Agência Lusa
  • PP
  • 28 jun, 00:00
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, em Berlim, Alemanha, 19 de fevereiro de 2024. AP Photo Markus Schreiber

presidente da Comissão Europeia referiu que, depois de apresentar as diretrizes políticas para os próximos cinco anos, irá “procurar a confirmação pelo Parlamento Europeu” da sua nomeação

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje, após ser nomeada para um segundo mandato, estar “honrada e encantada” por partilhar a nomeação com António Costa e Kaja Kallas para cargos de topo da União Europeia.

“Sinto-me muito honrada e encantada por poder partilhar este momento tão especial com António Costa como presidente do Conselho Europeu e Kaja Kallas como vice-presidente da próxima Comissão” e chefe da diplomacia da União Europeia (UE).

Von der Leyen referiu que, depois de apresentar as diretrizes políticas para os próximos cinco anos, irá “procurar a confirmação pelo Parlamento Europeu” da sua nomeação.

O socialista António Costa foi esta quinta-feira eleito pelos chefes de Estado e de Governo da UE como presidente do Conselho Europeu para um mandato de dois anos e meio a partir de 01 dezembro de 2024, foi anunciado em Bruxelas.

A decisão foi adotada numa reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, na qual os líderes da UE propuseram também o nome de Ursula von der Leyen para um segundo mandato à frente da Comissão Europeia, que depende porém do aval final do Parlamento Europeu, e nomearam a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, sujeita à eleição pelos eurodeputados de todo o colégio de comissários.

Após a demissão na sequência de investigações judiciais, o ex-primeiro-ministro português António Costa foi escolhido para suceder ao belga Charles Michel (no cargo desde 2019) na liderança do Conselho Europeu, a instituição da UE que junta os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu, numa nomeação feita por maioria qualificada (55% dos 27 Estados-membros, que representem 65% da população total).

António Costa é o primeiro português e o primeiro socialista à frente do Conselho Europeu.

Continue a ler esta notícia