Férias num camelo ou numa favela - TVI

Férias num camelo ou numa favela

Foto enviada pela leitora Anabela Cardoso - Ericeira

Há férias para todos os gostos, mas propomos-lhe algumas absolutamente únicas. Originais, radicais ou de aventura. Chame-lhes o que quiser. Se ainda procura destino inspire-se nesta saudável loucura. E mande-nos fotos das suas férias

O Rio de Janeiro ainda é um destino de sonho para muitas pessoas. E apesar da oferta turística de luxo, alguém teve a ideia de criar uma pousada, baratinha, numa favela da «Cidade Maravilhosa».

Chama-se «Pousada Favelinha» e fica na «mais bonita e tranquila» favela da cidade, a Laranjeiras/Santa Teresa. O site de promoção assume a vista do terraço da pousada como uma mais-valia. Dali vê-se a Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, a Praia de Botafogo e o Flamengo...!! São 13 euros por dia, por pessoa.

Mas para quem gosta de areia nada melhor que do que o deserto. Nas costas de camelo ou numa tenda de luxo. Para quem a vida de nómada é um anseio, que tal uma caravana de camelos, em Marrocos? Paisagens de perder a vista com paragens em oásis. Onde os verdadeiros nómadas lhe vão oferecer um chá quente. O valor da aventura pode rondar os 950 euros pessoa.

Para quem prefere campismo, uma tenda XL, parece uma boa escolha. O acampamento de luxo de Ksar Ghilane está construído num antigo Forte Romano, entre o deserto de pedra e as dunas do Sahara, na Tunísia. Tem 60 tendas impermeáveis de linho (material utilizado pelos beduínos) equipadas com ar condicionado, casa de banho privativa e electricidade, dispostas em grupos de cinco ou seis, separados por pequenas sebes. Um descanso total e absoluto que custa 95 euros noite, em tenda dupla, com pequeno-almoço.

E um cargueiro cultural em vez de um cruzeiro? A partida é no Tahiti e, durante 16 dias, visita as Ilhas Marquesas. Como é cultural haverá sempre palestras sobre temas pré-definidos. No cruzeiro de Maio, por exemplo, as conferências foram dedicadas a Jacques Brel. Esta viagem custa 3264 por pessoa em cabina dupla.

Mas para se «aventurar» não precisa sair do país. E que tal férias numa ilha deserta sem sair de Portugal? Uma associação cultural, a Juvemedia, desafia jovens a viver, durante uma semana, numa ilha recorrendo apenas aos recursos que a Natureza oferece. Por 450 euros pode desenvolver-se o instinto de sobrevivência. A primeira edição foi no Ilhéu de Cima, junto à costa da ilha de Porto Santo, a 50 km da Madeira. Na segunda vão desembarcar na Ilha Fajã de Santo Cristo, nos Açores.

Para quem tiver coragem, nadar com tubarões é uma boa ideia para manter a forma física. Basta que rume à África do Sul e à Cidade do Cabo. O número de empresas que se dedicam a esta nova forma de ecoturismo é cada vez maior. E se quiser ficar no continente europeu, por exemplo na Irlanda, também é possível «ver» tubarões por 300 euros.

Para mais informações consulte os links relacionados.

Envie as suas fotos para Portugal Diário
Continue a ler esta notícia