Telefónica mantém desejo de chegar a 10% do capital da Portugal Telecom - TVI

Telefónica mantém desejo de chegar a 10% do capital da Portugal Telecom

Posssibilidade de aquisições no Brasil está posta de parte

A operadora espanhola Telefónica mantém interesse em chegar a 10% do capital da Portugal Telecom (PT), num futuro próximo, adiantou ao Agência Financeira fonte oficial da empresa.

«O que nós dissemos há dois anos atrás, foi que nos comprometemos a chegar a 10% do capital da PT, e veremos no futuro, sendo uma possibilidade». O aumento pode ocorrer este ano ou no próximo, não «tendo ainda qualquer figura ou data ainda definida», afirmou o responsável.

Quando confrontado com a possibilidade da Telefónica estar a aumentar o controlo que detém na Vivo, de forma directa através dos seus 50% e de forma indirecta, pela posição que possui na PT, o responsável adiantou que, ¿o que nós tencionámos fazer foi cumprir com os nossos compromissos e achamos que a melhor maneira de o fazer é dando estabilidade à Portugal Telecom, através da nossa presença na empresa». O mesmo adiantou que, «comprometemo-nos a dar o máximo que podermos para dar estabilidade, na maior proporção possível, ao capital da Portugal Telecom».

A Telefónica é neste momento o segundo maior accionista da Portugal Telecom, a seguir ao Banco Espírito Santo, sendo que se reforçasse a sua posição para os 10% assumir-se-ia como o maior accionista da empresa.

No que toca a maiores investimentos no Brasil com a Vivo, o responsável disse que, ¿só temos um buraco no país, em Minas Gerais, mas não vemos nada atractivo neste momento. Estamos muito contentes com a empresa, e não vemos qualquer aquisição num futuro próximo». A fonte oficial da Telefónica disse ainda que, «vamos manter os investimentos ao nível de infra-estruturas, capacidade e qualidade da nossa rede, mas não esperamos qualquer processo de fusões e aquisições».

Quanto a objectivos para o mercado brasileiro, ¿a Telefónica espera obter uma penetração global de 40%, passando dos actuais 25,27%». No entanto, este valor pode ser extrapolado com os números da Vivo», finalizou o responsável.

Recorde-se que ontem, a Telefónica aumentou a sua posição na Portugal Telecom de 4,7% para 8,17%. A empresa tem ainda a possibilidade de aumentar a sua posição para 10%, já a Portugal Telecom pode subir para 1,5%. Actualmente a PT detém uma posição ligeiramente inferior a 1% da sua parceira espanhola.
Continue a ler esta notícia