CIA: Guterres pode ser envolvido - TVI

CIA: Guterres pode ser envolvido

  • Portugal Diário
  • 16 fev 2007, 10:43

Voos ilegais com prisioneiros sobrevoaram Portugal em Janeiro de 2002

O ex-primeiro-ministro António Guterres poderá ser envolvido no caso dos voos da CIA. Em causa está um inquérito europeu relativo ao caso «bosnian six» (os «seis da Bósnia»), que remonta a Janeiro de 2002, altura em Guterres chefiava o executivo, refere o «Diário de Notícias».

Os «bosnian six» são seis cidadãos argelinos residentes legalmente na Bósnia-Herzegovina que são aí foram detidos e transferidos ilegalmente para Guantánamo, com passagem antes por uma base americana em Incirlik, Turquia.

O aparelho cruzou o espaço aéreo português entre a Turquia e a base americana em Cuba. A empresa pública portuguesa de controlo de tráfego aéreo confirma este voo.

Por outro lado, vários documentos oficiais americanos recentemente desclassificados atestam que os argelinos, que ainda estão detidos, foram transportados algemados, acorrentados e de olhos vendados, considerado um tratamento cruel.

O Estado português poderá ser acusado de cumplicidade nessa operação.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, vai esta sexta-feira ao Parlamento, onde dará explicações sobre os voos da CIA numa reunião nas comissões de Assuntos Constitucionais e de Negócios Estrangeiros.
Continue a ler esta notícia