Chile: Cavaco Silva e Lula da Silva chegam juntos à Cimeira - TVI

Chile: Cavaco Silva e Lula da Silva chegam juntos à Cimeira

Cavaco pela aproximação UE-América Latina

Os presidentes das Repúblicas de Portugal e do Brasil, respectivamente Cavaco Silva e Lula da Silva, chegaram juntos ao Clube Hípico, um recinto histórico em Santiago do Chile fundado em 1869, para assistir à cerimónia da inauguração da XVII Cimeira Ibero-Americana.

Michelle Bachelet, a presidente do Chile e a única estadista mulher da Ibero-América, deu as boas-vindas aos visitantes, afirmando que o lema desta cimeira, a coesão social, «expressa a vontade de que se torne realidade o sonho de muitos», de alcançar «sociedades mais equitativas e livres», refere a «Lusa».

Desejou que um dia «a exlusão ética e social seja apenas uma má recordação» na América Latina, onde há mais de 205 milhões de pobres, dos quais 79 milhões vivem em pobreza extrema.

O secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglésias, citou como uma conquista a prevista assinatura do I Convénio Ibero-Americano de Segurança Social, que poderá beneficiar cinco milhões de pessoas.

A coesão social significa, segundo ele, enfrentar «abertamente a desigualdade que conspira contra o crescimento económico, que mina o sentido de pertença dos cidadãos e corrói a democracia».

Iglésias salientou a importância que pode assumir «o contributo dos países da Península Ibérica que tanto avançaram a reduzir assimetrias sociais e territoriais».

Para o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que também usou da palavra, a coesão social é «fundamental para alcançar as metas do milénio» e em áreas como as migrações e as mudanças climáticas.

Nos corredores da Cimeira suscita particular curiosidade a presença da presidente eleita da Argentina, Cristina Fernández, que acompanha o marido, Nestor Kirchner, presidente cessante, e que hoje à tarde se reuniu com Michelle Bachelet. NO final, as duas mulheres manifestaram a intenção de trabalhar juntas.

Ao todo participam nos trabalhos 22 chefes de Estados e de Governos.

Entre os grandes ausentes, contam-se o presidente cubano Fidel Castro. O Chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chavez está atrasado, sendo esperado a qualquer momento.

Nos trabalhos estão representantes de Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa rica, Cuba, Equador, Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Continue a ler esta notícia