Google na barra do tribunal - TVI

Google na barra do tribunal

Google

São acusados de não terem retirado vídeo «ofensivo» do Youtube durante dois meses

Relacionados
A Google foi acusada de difamação e de não respeitar as leis de privacidade italianas.

Em causa está um vídeo, de 2006, que mostra estudantes a maltratar um colega deficiente. O vídeo não foi retirado do YouTube durante dois meses.

A empresa já veio defende-se ao garantir que retirou o vídeo do serviço algumas horas depois de ter sido alertada sobre o caso. «Cumprimos todas as leis italianas e europeias» avançou a Google em comunicado citado pela Reuters.

Os promotores públicos de Itália pedem agora pena de prisão para três responsáveis da Google e para um quarto que já deixou a empresa. Se foram considerados culpados, os quatro funcionários da empresa não vão cumprir pena. Isto porque em Itália todas as penas abaixo dos três anos em réus que não tenham antecedentes criminais são comutadas.

No entanto, se a Google for considerada culpada, aí sim poderá vir a alterar a forma como actua não só naquele país mas também no resto da Europa.

Mais: o caso pode levar a Google a ter de desenvolver um novo filtro no serviço YouTube de forma a prevenir que outros casos semelhantes possam ocorrer.
Continue a ler esta notícia

Relacionados