Agente 'russo' suspeito de ajudar a planear assassinato de Zelensky detido na Polónia - TVI

Agente 'russo' suspeito de ajudar a planear assassinato de Zelensky detido na Polónia

  • CNN Portugal
  • PF
  • 18 abr, 17:40
Volodymyr Zelensky (Associated Press)

Homem queria alegadamente obter informações sobre a segurança do aeroporto polaco de Rzeszów-Jasionka, utilizado pelo presidente ucraniano para deslocações internacionais

Relacionados

Um homem foi detido esta quinta-feira na Polónia sob suspeitas de querer fornecer informações à Rússia para ajudar o Kremlin a assassinar o presidente ucraniano.

"De acordo com a investigação, a intenção do arguido era recolher e transmitir informações ao país agressor sobre a segurança do aeroporto de Rzeszów-Jasionka, entre outras coisas, para ajudar os serviços especiais russos a planear uma possível tentativa de assassinato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a sua estada na Polónia", informou o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) em comunicado.

As informações sobre o suspeito, nomeado apenas como Pawel K., foram fornecidas pelo SBU e pelos procuradores ucranianos às autoridades polacas, que agiram e detiveram o homem.

"Graças a ações bem-sucedidas e à pronta troca de informações entre os países, foi possível identificar e deter um agente recrutado dos serviços especiais russos no território da Polónia", pode também ler-se.

O informador será agora julgado na Polónia, de acordo com a mesma nota.

Continue a ler esta notícia

Relacionados