BCE deixa antever nova subida das taxas de juro - TVI

BCE deixa antever nova subida das taxas de juro

Trichet

O Banco Central Europeu, que hoje manteve as taxas de juro da Zona Euro estáveis em 2,25%, deu sinais de que poderá voltar a aumentar o preço do dinheiro em breve. O presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, alertou que existem pressões inflacionistas a médio/longo prazo, razão suficiente para desencadear uma subida dos juros.

De resto, o banco prevê também melhorias na economia, uma vez que a tendência de expansão se manteve no quarto trimestre do ano passado, e deverá continuar este ano.

O discurso de Trichet vem de encontro às expectativas dos analistas, que esperam um novo aumento das taxas em Março, apontando para taxas de 3% no final do ano.

No entanto, o presidente alertou que existem riscos também para o crescimento previsto na economia, como o elevado preço do petróleo, cujos efeitos podem «materializar-se de forma gradual».

A estabilidade de preços é um dos principais objectivos do banco, guiando a sua política monetária. O banco apontara inicialmente, em 2005, para a manutenção do aumento dos preços em torno dos 2%, mas a marca deverá ter sido ultrapassada.
Continue a ler esta notícia