Diogo Infante fala sobre assumir a homossexualidade: «Algo em mim não correspondia a um padrão»

  • 23 jan, 09:52
Diogo Infante fala sobre assumir a homossexualidade: «Algo em mim não correspondia a um padrão» - TVI
Diogo Infante

Oiça a conversa completa!

Diogo Infante foi o primeiro convidado do Podcast "Um Homem não Chora". Este é um podcast de Maria Ana Barroso sobre o que é ser homem nos dias de hoje e sobre as diferentes experiências, visões e estereótipos de masculinidade.

Nesta conversa, o ator fala sobre a sua homossexualidade, sobre a adoção do filho, Filipe, sobre o bullying que sofreu na juventude, defende que é necessário desconstruir estereótipos e encontrar uma masculinidade mais saudável e conta, ainda, como educou o filho nesse sentido.

O ator, que foi criado pela mãe e pela avó, confessa que foi vítima de bullying na juventude, devido à "voz um bocadinho aguda e a alguns trejeitos mais femininos" e aos 12 anos decide "reeducar-se". O ator confessa ser uma pessoa muito atenta e observadora e, como tal, começou a tentar perceber o que era e a controlar-se": "Terei perdido alguma espontaneidade", acaba por revelar.

Diogo Infante confessa: "Perdi a liberdade de ser eu próprio, com as minhas circunstâncias, mas a verdade é que eu quis alterar essas circunstâncias. Percebi que a imagem que eu estava a projetar não me definia e não era assim que eu queria ser visto, nem percepcionado, porque eu tenho-me em conta como um ser bastante masculino, muito ativo, muito físico, com uma série de características que se associam normalmente aos homens e portanto eu não queria que esse outro aspeto meu, esse lado mais feminino, me definisse pelo menos num primeiro momento, num julgamento prévio e passei a vigiar-me, a controlar-me e acho que foi aí que me tornei ator".

E, explica: "Comecei a construir uma persona em função do grupo. Se eles eram mais assim eu era mais assim, se eles eram mais assado eu adaptava-me. Como sou filho único, precisava muito da aceitação e de ser integrado nos grupos e eu tenho muita dificuldade, ainda hoje, em chegar a uma sala cheia de gente e começar a falar. Eu começo a avaliar, começo a ver onde é que eu posso, eventualmente, sentir-me melhor e, normalmente, vou ter onde há grupos de mulheres.

De relembrar, que Diogo Infante é um dos mais acarinhados atores do nosso país. O ator estreou-se, na TVI, como protagonista em "A Jóia de África" e depois disso fez parte do elenco principal de muitas outras novelas e ainda séries. O seu último papel foi em "Quero é Viver", onde vestiu a pele do terrível Frederico.

Recorde-se «Sonho de uma noite de verão» é a «conhecida comédia de William Shakespeare apresentada numa versão musical encenada por Diogo Infante», que está em cena no Teatro da Trindade até dia 28 de janeiro de 2024.

Relacionados