Queridos Papás

Matias procura David para assumir as suas responsabilidades

  • 16 nov 2023, 00:00
Veja o episódio completo
no TVI Player

Simão (Pedro Sousa) reitera a Maurício (Miguel Bogalho) não querer mesmo a ajuda de Paulo (Bruno Madeira) para o problema das finanças da fábrica por não confiar nele. Paulo diz-lhes que arranjou uma solução para impedirem a fábrica de fechar, dizendo que um conhecido seu está interessado em comprar os terrenos da Madgi e poderiam ficar ali mais três anos. Simão e Maurício recusam essa ideia.

Alice (Mafalda Marafusta) pica Xavier (Tiago Teotónio Pereira) a dizer que foi ali na clínica que viu Angelina (Marisa Cruz), Xavier pede-lhe irritado para não falarem dela. Xavier disfarça mal o seu desagrado por Rita (Diana Nicolau) chegar para também estar presente na primeira ecografia do bebé de Alice.

Médica faz a ecografia a Alice, com Xavier a aproveitar para frisar que aquele filho é dele. Xavier e Alice dão as mãos a olharem para o bebé na barriga dela, Rita fica a sentir-se excluída. Xavier e Rita continuam a trocar provocações em despique, Alice sopra o ar.

Zezé (Catarina Siqueira) está à porta do consultório de Carlos de fones postos para ouvir a conversa no gabinete dele. Carlos acusa Adriana (Joana de Verona) de ter posto os fármacos no gabinete dele a mando de Simão, avisando-a que ela e Simão vão pagar bem caro por lhe terem destruído a vida. Zezé continua a ouvir toda a conversa de Carlos a acusar Adriana de estar conluiada com Simão para o destruírem. Adriana sai do consultório. Zezé esboça ar muito intrigado com o que ouviu.

Matias (José Fidalgo) entrega um presente a Ema (Catarina Rebelo) para o bebé dela. Mostra-lhe de seguida a carta de rescisão dela com a WKT, dizendo que ainda está a tempo de voltar atrás na sua decisão, dizendo querer mesmo ajudá-la. Ema olha-o cheia de vontade de contar a verdade, mas contém-se.

Matias avisa David (Diogo Branco) que não vai permitir que ele deixe Ema desamparada, impondo que ele fale com ela para tratarem do que fizeram. David fica sem perceber nada. 

Manuela (Helena Isabel) aconselha Ema a não ocultar a David que está grávida dele, dizendo que não é bom para nenhuma criança crescer sem pai, recordando o seu próprio caso com Matias. Ema disfarça o seu comprometimento.

Paulo (Bruno Madeira) diz a Graça (São José Correia) que tanto Simão como Maurício recusaram a sua ideia de vender os terrenos da fábrica. Paulo diz ter tido uma ideia, mas é arriscada. Graça diz-lhe para seguir em frente por terem de impedir que Simão consiga um empréstimo e acabe com os seus planos.

Zezé diz a Sílvia que conseguiu descobrir que Adriana e Carlos têm um caso. Sílvia olha-a atónita. 

Paulo diz a Graça que descobriu nuns documentos que Simão lhe passou uma procuração para ela resolver questões na Madgi, e podem aproveitar isso para tomarem decisões por ele. Graça assente ir procurar esse documento.

Zezé conta a Sílvia que ouviu Carlos a acusar Adriana de o ter traído com Simão e ia vingar-se deles o terem tentado meter na prisão. Sílvia lembra-se que talvez Maurício saiba quem é esse Carlos e por que ele apareceu agora na vida de Simão.

Rita diz a Alice que o que previa está a acontecer por Xavier se ir intrometer na relação delas por causa da gravidez dela. Alice abraça Rita a assegurar-lhe ser com ela que quer ficar, além de Xavier já a ter esquecido, visto já ter tido tantas namoradas depois dela. 

Xavier vasculha o gabinete de Angelina, encontrando um livro sobre bebés. Ganha coragem e pergunta-lhe se ela vai ter um filho com Mosca.

Ema critica irritada Matias por ter ido falar com David da sua gravidez, dizendo que somente ela tem o direito de decidir se vai contar-lhe que espera um filho dele. Matias insiste que ela se vai arrepender se deixar o filho crescer sem saber quem é o pai. Ema vira-lhe costas, fula.

Simão vê atónito que Paulo convocou uma assembleia de acionistas para ser debatida a hipótese da venda dos terrenos da fábrica. Maurício assegura a Simão que também se vai opor a essa decisão. 

Angelina explica a Xavier que nunca teve nada com Mosca, mas que o usou para fingir a Humberto que estava grávida por ele só o andar a provocar com a gravidez de Nádia, assumindo triste que nunca conseguiu ter um bebé como pretendia. Xavier diz a Angelina estar ali para ela agora, beijando-a.

Graça chega com Inocência à box onde guardou as coisas da sua antiga casa, suspirando nostálgica com a vida que já teve. Diz a Inocência terem de encontrar uma procuração que lhe dá poderes para tratar por Simão de assuntos da Madgi.

Sílvia conta a Maurício que soube por Zezé que Carlos acusa Simão de ter plantado droga no gabinete dele. Maurício exige a Sílvia que lhe explique agora por que está preocupada com Simão quando está com Paulo, o maior inimigo dele. 

Graça descobre no meio das suas coisas um álbum de fotografias do ex-marido, culpando-o irritada de ter ficado na miséria por causa dele. Graça insiste ter que encontrar a procuração que vai permitir que Simão fique na miséria e ela possa ficar com as netas. Inocência descobre uma pasta com a procuração, Graça sorri triunfal.

 Jaime diz intrigado e preocupado a Guida que Teodoro lhe mandou uma mensagem a dizer que vai passar uns dias fora com um amigo, comentando que isso é mentira por Teodoro não ter amigos. Alice entra na pizzaria com Rita à procura de Teodoro, encontrando-o com um seguidor de Krishna à sua frente, fazendo-lhe uma saudação.

Ema está à porta de casa de Matias a pensar se faz bem ou não de contar-lhe que o filho que espera é dele. Decide-se e toca à campainha. Maurício insiste com Sílvia para que explique por que afinal está com Paulo. Sílvia começa por dizer que é por causa de Simão, mas não desenvolve por Paulo entrar nesse momento. Maurício repara que Sílvia olha com receio para Paulo.

Graça diz triunfal a Inocência que aquela procuração lhe vai permitir deixar Simão na miséria por poder vender a Madgi sem o consentimento dele. Inocência assente manter secretismo sobre o assunto, Graça olha-a um pouco apreensiva.

Veja o episódio completo
no TVI Player