Simão está com Matias, prestes a começarem o julgamento com Carlos pela custódia de Carlota. Matias sossega o amigo a dizer não estar ali para perder. Carlos vem ter com Simão a avisá-lo que vai fazer tudo para ficar com a filha.
Angelina (Marisa Cruz) tenta falar com Sílvia (Sara Prata), mas esta ignora-a dizendo-lhe que não a consegue perdoar por ela e Humberto quererem comprar o Tartaruguinha, tendo a certeza que eles o querem fazer para em seguida fecharem o colégio. Sílvia volta costas a Angelina, que fica desolada.
Julgamento pela guarda de Carlota já está a decorrer, estando Graça, Maurício, Xavier, Sílvia e Paulo presentes. Advogada de Carlos recusa a Juíza a hipótese de guarda partilhada da menina, contando que Simão esteve prestes a fugir com ela para o Brasil. Graça, Maurício e Xavier depõem a favor de Simão, contando que ele é um pai extremoso e muito dedicado à filha, com Graça a referir que Carlos foi somente um percalço na vida da sua filha Teresa.
Advogada de Carlos chama Adriana para depor. Crianças preparam-se para o desfile da Mini-Madgi, com Maurício a olhar orgulhoso para Lukeni.
Ema conta a Alex que vai com ele no cruzeiro para onde ele viajar com Carina. Alex pergunta de imediato se Matias também vai com eles, com Ema a prometer-lhe falarem com ele todos os dias por videochamada. Carocha olha muito irritado para Ema por continuar a pôr Matias presente nas vidas deles.
Adriana presta declarações sobre a sua vivência com Simão, começando por contar que Teresa teve um caso com Carlos motivado pelas constantes traições de Simão com outras mulheres, e que ele a ameaçou de impedi-la de ver a filha se eles se separassem. Simão ouve tudo incrédulo. Adriana discorre de seguida sobre o envolvimento que Simão teve com Sílvia, que o levou a fazê-la cancelar o casamento com o marido, a quem Simão enfiou num caixote para Espanha.
Paulo levanta-se furioso, percebendo-se que ele estava a fingir a sua paraplegia.
Adriana finaliza a contar do caso de Simão com Zezé, que pôs em risco as filhas dele e ainda tentou incriminar Carlos por posse de droga. Simão está atónito.
Sílvia está furiosa com Paulo por ter descoberto que ele andava a fingir a sua paralisia. Paulo ignora a dizer não perceber por que ela defende tanto Simão. Sílvia somente diz a Paulo não o querer ver mais à sua frente, saindo. Graça diz a Paulo que ele agora ficou mesmo em apuros com Sílvia. Paulo esboça ar frustrado.
Rita (Diana Nicolau) diz insegura a Alice que não lhe custa nada ir com ela ao desfile da Mini-Madgi, vincando que agora passaram a ser um casal desde que finalmente saíram de casa de Xavier. Alice imagina Xavier a abraçá-la, sorrindo feliz. Xavier fala reservado com ambas, mas não evita trocar um olhar intenso com Alice. Rita capta apreensiva.
O espaço está preparado para o evento de apresentação da Mini-Madgi, com os logotipos da Madgi e da WKT.
Graça (São José Correia), Paulo (Bruno Madeira), Matias (José Fidalgo) e Simão (Pedro Sousa) discursam para os presentes a dizerem que parte dos lucros da coleção irão para instituições de solidariedade social para apoiarem crianças desfavorecidas, todos aplaudem. Graça e Paulo ficam apreensivos ao verem Carrelo entrar com outro inspector da PJ e dirigirem-se a eles. Graça e Paulo são levados pelos polícias, com Graça a protestar não saber por que está a ser detida. Sílvia e Simão assistem intrigados à cena. Zezé (Catarina Siqueira), a espreitar tudo com Zé Miguel, sorri satisfeita a dizer que o vídeo que ele fez a relatar os crimes de Graça e Paulo foi a vingança perfeita por eles a terem despedido do colégio, só faltando agora Simão ficar sem Carlota. Zezé mete a mochila às costas a dizer a Zé Miguel ir partir em direcção ao desconhecido, dizendo ao pai haver muito mundo para explorar.
As crianças já desfilam com as roupas da Mini-Madgi. Maurício (Miguel Bogalho) olha derretido para Lukeni. Simão acena para Beni (Luísa Guanilho), apertando de seguida angustiado Carlota. Jaime e Camila (Ana Varela) acenam a Tiago (Vasco Venâncio), com Jaime a olhar incomodado para Camila a dizer que eles já foram muito felizes juntos.
Teodoro (Nuno Homem de Sá) abraça Manuela (Helena Isabel), que está triste por ver Matias e Ema (Catarina Rebelo) separados. Xavier e Alice aplaudem Vera, Rita olha enciumada para Alice. Alice diz a Rita achar que a sua bebé vai nascer, vendo-se aos seus pés que as águas rebentaram.
Roberto, com a ajuda de Luana, grava um vídeo para Xavier, dizendo que quando ele o vir ele já não estará ali.
Xavier e Rita amparam em despique Alice para ela ir ter o bebé, com Matias a aprestar-se para levá-los ao hospital. Todos estacam apreensivos por Jaime alertar que a obstetrícia do hospital local está encerrada, ficando sem saberem que fazer. O pai de uma criança do colégio diz ser médico, Xavier pede-lhe de imediato que ajude Alice.
Roberto e Luana despedem-se de Mosca, contando-lhe que primeiramente vão passar uns dias ao Porto com Flor e depois se vão mudar para um monte no Alentejo, com Roberto a não esconder que pretende voltar a fazer uma plantação de canábis. Mosca diz-lhe emocionado esperar que ele volte um dia. Roberto e Luana beijam-se apaixonados, muito felizes por terem ficado juntos.
Manuela e Médico ajudam Alice, que está quase a ter o bebé. Xavier e Rita continuam a discutir em picardia a alardearem-se serem os pais da bebé. Alice faz mais um esforço para a criança nascer. Todos aguardam ansiosos que a bebé de Alice nasça.
Matias diz conformado a Jaime e Simão ter a certeza que nunca ficará com Ema, que está com Carocha (Pedro Rovisco). Camila fica furiosa por ver Bárbara (Madalena Brandão) entrar, com ambas a culparem-se mutuamente de as coisas não terem dado certo com Jaime por interferência de cada uma.
Xavier grita a anunciar o nascimento da bebé. Alice e Xavier olham derretidos para a bebé deles, ignorando tudo à sua volta. Rita não aguenta mais e sai disparada, muito magoada. Xavier sorri emocionado por Alice lhe dizer que já decidiu querer que a bebé tenha o nome da mãe dele, Vitória. Rita afasta-se triste por ter deixado Alice, mas esboça ar resoluto que aquela é a única decisão que pode tomar.
Sílvia olha atónita para Angelina (Marisa Cruz) a confessar que o seu casamento com Humberto não passou de um estratagema seu para o fazer levar a passar o Planeta Alegria para seu nome para que o passam juntar ao Tartaruguinha. Sílvia abraça Angelina de pazes feitas. Angelina diz estar na hora de prepararem a festa de despedida de Alex.
Alice está a viver em casa de Jaime, dizendo ao irmão já se ter conformado que perdeu Rita, admitindo que sempre gostou tanto dela como de Xavier. Jaime desvia a conversa quando a irmã lhe pergunta de quem ele gosta mais afinal, de Bárbara ou Camila. Duarte entra furioso a acusar Jaime de o ter drogado e posto uma rapariga na cama com ele, para que Bárbara acabasse tudo com ele. Jaime olha-o confuso.
Jaime diz a Bárbara já saber que Duarte a traiu com outra mulher. Admite a Bárbara que acabou o casamento com ela por ter conhecido Camila, mas diz ter por fim percebido que ela é a mulher da sua vida, que está sempre a seu lado apesar de todos os problemas. Beijam-se apaixonados.
Mosca diz a Xavier para ir ao seu email ver uma coisa. Xavier assiste emocionado ao vídeo de Roberto a dizer-lhe que vai com Luana para o Alentejo, com ambos a aconselharem-no a lutar por Alice, que é a mulher da vida dele. Homem espanhol entra para falar com Xavier da herança de Paloma. Mosca insiste com Xavier para aceitar a herança dos pais para poder ajudar Alice e os filhos. Xavier fica hesitante.
Simão olha muito triste para Carlota a antever o pior de estar quase a ficar sem ela. Chega uma carta do tribunal para Simão, que estaca atónito com o conteúdo da missiva. Simão mostra aos amigos a carta que recebeu do tribunal a informar que Carlos desistiu da ação de paternidade a Carlota, não fazendo ideia porque ele o fez.
Matias recebe chamada de Carina (Olívia Ortiz), ficando radiante por ela lhe dizer que pode ficar com Alex por ela ter recebido uma proposta irrecusável de emprego em Berlim. Carocha diz a Matias que desistiu de lutar por Ema por já ter percebido que o amor entre eles vencerá sempre. Ema e Matias trocam um olhar apaixonado.
As crianças cantam uma canção na festa de despedida de Alex, apesar de ele já não se ir embora. A assistir ao evento, Manuela e Teodoro estão abraçados.
Jaime afiança a Bárbara que Camila já aceitou que eles vão ficar juntos. Ambas trocam um sorriso seco.
Simão diz a Sílvia estar nas nuvens por afinal ir ficar com Carlota. Beijam-se apaixonados.
Matias pede Ema em casamento, assumindo querer ficar com ela. Ema sorri e beijam-se.
Xavier comunica a Alice que vai aceitar a herança de Paloma para lhe poder oferecer uma casa. As mãos deles tocam-se e olham-se apaixonados.
Passa-se um ano na história dos quatro amigos, que estão sentados a beber. Matias, casado com Ema e à espera de mais um filho, diz ainda não ter percebido por que Carina desistiu de ficar com Alex. Jaime, Simão e Xavier trocam um olhar. Simão, por seu turno, diz continuar sem saber por que Carlos desistiu de Carlota. Xavier, Matias e Jaime olham-se. Jaime fala da sorte que teve de conseguir recuperar Bárbara por Duarte a ter traído. Simão, Matias e Xavier olham-se. Os amigos falam depois de Xavier ter feito bem em aceitar a herança de Paloma, que não lhe escapou por um triz, trocando novo olhar. Xavier, Matias, Simão e Jaime brindam a tudo ter ficado bem nas suas vidas. Vemos Roberto, na fotografia na parede, a sorrir. Xavier, Jaime e Simão propõem a Carina ir trabalhar a ganhar um chorudo ordenado para Berlim, sendo que ela terá de abdicar de Alex, sugerindo-lhe que o deixe ficar com Matias. Carlos vê em choque um vídeo de Teresa a dizer-lhe que não quer que seja ele a ficar com Carlota, mas sim Simão. Jaime, Matias e Xavier observam-no, confiantes que ele não vai perceber que o vídeo é falso. Teresa diz a Carlos que nunca fez tenções de ficar com ele nem querer que Carlota seja separada de Simão, que é o melhor pai para ela, pedindo-lhe que se afaste deles. Xavier, Matias e Simão convencem Sheila a ajudá-los a separar Bárbara de Duarte. Matias, Jaime e Simão conseguem sob coação que o advogado confesse que foi comprado por Moreno para ocultar a carta que Paloma escreveu a dizer que a sua herança era para Xavier.