Acampada à porta do lar dos avós, Diana Nicolau fala de tema sensível: «O preconceito que tinha era pura ignorância»

  • 10 mar, 11:00
Acampada à porta do lar dos avós, Diana Nicolau fala de tema sensível: «O preconceito que tinha era pura ignorância» - TVI

Esta quarta-feira, dia 6 de março de 2024, a atriz Diana Nicolau recorreu à sua página pessoal de Instagram para partilhar umas fotografias, em que surge acampada à porta do lar dos avós. 

Na descrição pode ler-se: «Foram vários os motivos que me fizeram querer acampar a Lorenza à porta do Lar onde estão os meus 3 avós.
Uns dias rodeada de mais de 50 avós e mais de 10 funcionárias de manhã à noite. Sempre tive preconceito com estas instituições, talvez por ter feito voluntariado em algumas onde não tive as melhores experiências. Resolvi vir ver com os meus olhos, porque ultimamente ando obcecada com a velhice e a querer fazer alguma coisa com ela, a dos outros e a minha - acordo com muitas ideias, e quando me deito todas me parecem insuficientes comparadas com as histórias que tenho ouvido e as experiências que tenho vivido rodeada de gente madura.

Ontem uma avó dizia-me: "Já estou velha para fazer coisas, foi-se-me a vontade e a energia. Não te deixes chegar a velha sem fazeres tudo o que queres. Não podemos morrer estúpidas!” anotaram?

Quem me dera que todos os avós pudessem vir parar a lares como este quando já não puderem estar nas suas casas com os seus. O preconceito que tinha era pura ignorância. Esta gente do Solar do Castanheiro faz milagres. São 23:14h e é a terceira noite consecutiva com insónias a pensar nisto tudo e ainda a trautear a mula da cooperativa.

Sou uma privilegiada por ainda ter 3 avós, que podem estar num sítio destes (um hotel de 5 estrelas, como diz a D. Luísa - que vendeu a sua casa e se mudou para aqui por vontade própria, de armas e bagagens depois de enviuvar) e principalmente por poder passar tempo de qualidade com eles.

Não faço ideia o que vou fazer com isto, por agora é cantar, dançar, jogar cartas, pintar unhas, contar e ouvir histórias, empurrar cadeiras, e ouvir, ouvi-los bem, que é só isso que eles querem.». 

Uma experiência que a atriz tem partilhado também em vídeo, onde vai mostrando como está a ser a sua vivência ao lado destes idosos.

De relembrar que Diana Nicolau deu vida a Rita, em «Queridos Papás», namorada de Alice (Mafalda Marafusta).  

Mais Fotos

Mais Mais Fotos