Festa é festa

Exclusivo: Saiba como vai ser o episódio de Carnaval de «Festa é Festa»!

23 jan, 11:45
Exclusivo: Saiba como vai ser o episódio de Carnaval de «Festa é Festa»! - TVI

Em «Festa é Festa», Glória (Catarina Avelar) vai ao consultório de Teixeira (Rui Melo) e arrepia-se ao ver a decoração de Carnaval. Glória desabafa sobre o trauma que tem com o Carnaval e diz que tudo começou há 20 anos, quando todos na Bela Vida decidiram mascarar-se de estrelas da música. Teixeira começa a imaginar aquilo que Glória lhe vai contando. 

Aida (Ana Guiomar) está mascarada de Lena D´Água e Tomé (Pedro Teixeira) de Elvis Presley. Aida diz que aquilo não faz sentido nenhum e manda Tomé vestir o fato de José Cid como tinham combinado. Tomé diz que gosta mais do fato de Elvis e Aida fica irritada. Elisabete (Ana Marta Contente) aparece vestida de Ana Malhoa e os pais ficam derretidos.

Glória conta agora a Teixeira que Albino (Pedro Alves) se mascarou de Marco Paulo e Florinda (Ana Brito e Cunha) de Ágata, mas o pior mesmo foi ver Carlos (Rodrigo Paganelli) vestido de pequeno Saúl. Teixeira começa a imaginar. Albino vestido de Marco Paulo e Florinda vestida de Ágata, cantam músicas dos respetivos cantores. Implicam com as letras, pois falam de traições e fim de relacionamentos.

Lá esclarecem que as músicas são assim, mas não é o que realmente sentem. Concordam que fazem uma boa dupla. Carlos aparece vestido de pequeno Saúl e diz que são uma grande tripla. Glória continua a falar mal de tudo o que viu naquele Carnaval.

Teixeira ri-se e diz que gostava de ter visto Carlos mascarado de pequeno Saúl. Glória acha que há coisas com as quais não se brinca. Teixeira pergunta de que se mascararam Fernando (Manuel Melo) e São (Sílvia Rizzo) e Glória conta que estavam de Freddie Mercury e Linda de Suza. Teixeira acha piada e começa a imaginar.

Fernando está vestido de Freddie Mercury em todo o seu esplendor, como no videoclip em que ele aparece vestido de mulher e com o aspirador na mão. São vestida de Linda de Suza, canta uma canção sobre os emigrantes em França e os dois emocionam-se. Beijam-se apaixonados e São espirra por causa do bigode. 

Glória diz que naquela aldeia ninguém joga com o baralho todo e conta que António (Luis Simões), Fátima (Marta Andrino), Jorge (Manuel Melo) e Manuela (Inês Herédia) se mascararam de ABBA. Teixeira imagina isso mesmo. António, Fátima, Jorge e Manuela estão mascarados de ABBA. António já olha para Fátima com amor, já naquela altura gostava dela. António não faz ideia de quem são os ABBA, mas quer aprender e dar o seu melhor para impressionar Fátima. 

Glória conta que até Ivone (Maria do Céu Guerra) se mascarou nesse ano, não fez a coisa por menos e mascarou-se de Amália Rodrigues. Ivone mascarada de Amália Rodrigues canta algumas músicas dela, mas canta muito mal e Glória manda vir com ela. Ivone diz que é Carnaval e ninguém leva a mal. Glória afirma que aquele Carnaval foi uma grande vergonha. Já viu muita patetice na aldeia, mas aquele Carnaval bateu tudo.

Teixeira acha graça e gostava de ter assistido a tudo. Glória diz-lhe que não ia gostar de ter visto o que ela viu, pois até o Padre (Carlos M. Cunha) se mascarou. Teixeira quer saber de quê e Glória conta que se mascarou de Demis Roussos. Teixeira ri-se e começa a imaginar. 

O Padre está mascarado de Demis Roussos e canta, o que deixa Celeste, mascarada de Amália Rodrigues, encantada. O Padre relembra de onde veio o seu gosto por cantar e diz que já no seminário cantava para o Padre Osório. Isidro recorda esses tempos e conta uma das suas histórias.

Teixeira está muito divertido e pede a Glória para continuar a contar como foi aquele Carnaval. Glória estranha tanto entusiasmo e Teixeira diz que precisa de saber como foi exatamente, para poder ajudar Glória a superar o trauma. Teixeira, muito curioso, pergunta se Manel não se mascarou e Glória revela que se mascarou de Roberto Carlos. Manel está mascarado de Roberto Carlos e vem dentro do seu táxi. António, Fátima, Jorge e Manuela veem-no e cantam com ele. António olha para Fátima com amor. Todos cantam emocionados e colocam a Bela vida na letra da canção.

Teixeira tem muita pena de não ter estado na aldeia naquela altura e de não ter assistido àquele Carnaval. Glória não entende, pois achou aquilo uma grande palhaçada. Glória conta que até Peixoto se mascarou. Teixeira quer saber de quê e ela revela que foi de José Cid. Peixoto (Vitor Emanuel) está mascarado de José Cid e canta algumas músicas dele, mas fá-lo de acordo com a sua forma de falar, o que altera um pouco a letra da canção. Albino já não o pode ouvir e diz-lhe que devia ensaiar mais. Peixoto confessa-se um grande fã de José Cid e de Marco Paulo e afirma que têm muita sorte em terem artistas tão bons em Portugal. Peixoto retoma as cantorias, para desespero de Albino.

Teixeira confessa que se está a divertir muito com as coisas que Glória lhe conta e ela diz-lhe que também devia ir ao psicólogo. Teixeira está curioso para saber de que se mascarou Corcovada. Glória pede-lhe para adivinhar e diz que é bastante óbvio. Teixeira pergunta se foi de Carmen Miranda e Glória diz que sim.  

Corcovada está mascarada de Carmen Miranda e recebe todos os mascarados para uma grande festa de Carnaval em sua casa. Corcovada bebe uma caipirinha e sugere que todos a acompanhem. Ouve-se música de Carnaval e todos dançam e cantam. Corcovada diz que chegou o momento alto do dia. Vemos alguém ao fundo, com uma máscara que lhe tapa a cara, a observar tudo com muita atenção.

Teixeira pergunta a Glória se foi à festa e ela diz que não, mas depois acaba por confessar que foi, pois só assim poderia saber com tanto detalhe o que lá se passou. Teixeira percebe que no fundo Glória até gostou da festa e que afinal não tem trauma nenhum. É apenas Glória a ser Glória. Teixeira quer saber qual foi afinal o momento alto do dia. Todos cantam em conjunto, animados e felizes.

Festa é Festa

Mais Festa é Festa