Pela primeira vez, José Condessa falou publicamente sobre a morte do seu mestre, Carlos Avilez.
O ator recorreu às redes sociais para partilhar uma carta de homenagem a este artista que lhe era tão especial.
«Vi-o sair do palco e deixar o seu teatro pela última vez, mas sei que nunca o verei ser esquecido porque enquanto eu por cá andar farei questão de que se lembrem que L’Enfant Terrible amou completamente o Teatro e que o Teatro sempre lhe fez uma vénia», sublinhou.
Numa homenagem extensa e sentida, José Condessa revela: «Não me avisaram que me iria doer tanto, mas acho que é o preço a pagar quando se ama muito alguém».
Recorde-se que, numa conversa com Manuel Luís Goucha, no «Conta-me», em junho de 2023, José Condessa falou sobre Carlos Avilez e a importância que ele tem na sua vida.
José Condessa caracterizou-o como: «O maior de todos os mestres.»
«Não sou capaz de dizer não ao Carlos, mesmo que o pareça mais difícil o projeto.», revelou.
Ciente da importância que Carlos Avilez tem na sua vida, o artista afirmou: «Ele precisa de mim e eu preciso dele para crescer».
Recorde-se que, em 2019, Carlos Avilez esteve no «Você na TV» à conversa com Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes e teceu largos elogios a José Condessa: «É um ser especial, uma pessoa realmente diferente. Ele tem muita capacidade de gostar das pessoas e é grato às pessoas.»
Carlos Avilez morreu na madrugada de 22 de novembro de 2023, aos 84 anos.
O artista faleceu no hospital de Cascais na sequência de doença cardíaca. Sendo que a triste notícia foi dada pela direção pedagógica da Escola Profissional de Teatro do Teatro Experimental de Cascais (TEC).