O «Grito do Ipiranga»

  • 3 jan, 23:00
Veja episódio na integra

Ana (São José Lapa) conduz junto ao mar e canta “Quero é Viver” de António Variações. 

Matilde (Laura Leite), Constança (Madalena Vicente) e Sebastião (Salvador Pires) brincam no exterior da casa e Graça (Helena Isabel) ouve indicações de Natália (Fernanda Serrano) relativamente aos preparativos para a festa. Maria (Rita Pereira) dá alguns toques na mesa, enquanto bebe champanhe. 

Sofia (Susana Arrais), Ivanilda (Cléo Malulo) e Lili (Filipa Pinto) estão a ultimar os preparativos da festa, mas olham embevecidas para Raul (Isaac Alfaiate), que entra para entregar frutas e legumes. Raul não tira os olhos de Ivanilda, mas ela manda-o embora. 

Ana conduz a alta velocidade e a écharpe solta-se-lhe do pescoço.  Num ato libertador corre até à praia e entra no mar. Natália, Irene (Joana Seixas), Maria e Olga (Sara Barradas) apreciam a roupa de Ana para a festa de 50 anos de casamento. Olga coloca em cima da cama um bouquet com 50 rosas vermelhas e um cartão, para assinalar a data. 

Frederico (Diogo Infante), Santiago (Pedro Hossi) e Zé Luís (Filipe Vargas) provam vinhos e Sérgio (Fernando Rodrigues) que ainda não está arranjado, insiste em fazer um brinde aos seus 50 anos de casamento. 

Ana entra na casa da praia molhada e com uma garrafa de champanhe já aberta. Faz uma chamada e conta a uma amiga que deu o seu "grito do Ipiranga". 

O atraso de Ana começa a causar preocupação e Olga conta às irmãs que a mãe não esteve no cabeleireiro e está a rejeitar as suas chamadas. Todos ficam em pânico quando ouvem o grito de Sérgio quando se depara com um bilhete deixado por Ana, onde afirma: “Para mim já chega. Não vou voltar". Graça interrompe as especulações de todos e conta que Ana está na casa da praia. 

Natália, Irene, Olga e Maria ficam preocupadas e saem apressadas para ir ter com ela. As irmãs chegam à casa da praia e ficam escandalizadas quando encontram Ana deitada na espreguiçadeira completamente nua a apanhar sol. Ana afirma que saiu de casa porque pretende recomeçar a vida longe de Sérgio pois passou demasiado tempo "escravizada". As filhas ficam incrédulas e exigem explicações, mas Ana não admite lições sobre a vida de casada.

Natália fica surpreendida por descobrir que Ana anda a fazer terapia com Gabriel (Thiago Rodrigues) e decide ir ao consultório do ex-namorado. Sérgio pede ajuda a Francisco (Tomás Sousa) com um drone e fica impressionado quando vê as imagens de Ana e das amigas em topless. Sérgio tenta tirar o comando ao neto, mas o drone cai a pique num canteiro de flores.

Natália conta a Olga como correu a sua conversa com Gabriel e não consegue disfarçar o entusiamo em relação a ele. Ana confronta Sérgio por estar a espiá-la e vinca que o casamento deles acabou. 

Estão todos reunidos para um almoço de família. Sérgio acha que nada daquilo faz sentido sem a presença de Ana. Graça prepara o almoço e Maria prepara cocktails para as irmãs. Olga fica tensa quando recebe uma mensagem do "agente duplo" e responde-lhe que tudo não passou de um erro, mas ele insiste que voltem a encontrar-se. 

Beatriz (Laura Seiça) instiga Francisco a contar a história do drone e do topless de Ana, mas Maria pede respeito pela avó. Zé Luís tenta que Maria controle a bebida, mas ela ignora-o. Frederico tenta aliviar o ambiente e pergunta quem é o terapeuta que está a seguir Ana e fica incomodado ao saber que se trata de Gabriel. 

Irene discute com Santiago por causa da campanha que ele fechou sem a presença dela e ele acusa-a de perseguição. 

Maria veste-se de forma sensual para seduzir o marido, mas não é bem-sucedida e acusa-o de ter uma amante. Zé Luís culpa-a por estar sempre bêbeda e ela dá-lhe um estalo. 

Natália pensa no convite de Gabriel para um café e abre uma caixa antiga com recordações da sua relação com ele. 

Olga está nua num quarto de hotel, após o encontro com o "agente duplo". Envergonhada e de consciência pesada, procura a sua roupa para ir embora. 

Sérgio entra de rompante no gabinete de Gabriel e faz diversas acusações sem fundamento. Num impulso, Sérgio agarra Gabriel pelos colarinhos e dá-lhe um soco. Sérgio sofre um pico de tensão e sente-se mal. 

Gabriel conta a Natália o que aconteceu com o seu pai e ela conclui que ele não deve ter tomado a medicação. Ana recebe telefonema de Irene e fica a saber o que aconteceu com Sérgio.

Episódios

Mais Episódios

Personagens

Mais Personagens