Maria João Bastos recorda Liliane Marise

Maria João Bastos recorda Liliane Marise

Oito anos depois de ter dado vida a Liliane Marise em “Destinos Cruzados”, Maria João Bastos recorda uma das personagens que mais trabalho lhe deu.

  • 6 jan 2022, 13:25

A propósito do concerto transmitido no dia 7 de janeiro de 2022, a atriz deu uma emotiva entrevista à MC (Media Capital) News, onde falou sobre a surpresa que sentiu quando se apercebeu do impacto desta personagem.

Leia tudo aqui:

MC NEWS: Já passaram oito anos desde que a novela “Destinos Cruzados” foi exibida na TVI. A Maria João Bastos é a atriz que dá vida a Liliane Marise. Como foi representar este papel?
 
Maria João Bastos: Foi um desafio enorme. Era diferente de tudo o que tinha feito até então e tive que mergulhar num universo que desconhecia. Mas foi, também, interessante, porque esse desafio passou por fazer tudo, desde cantar, dançar, representar. Tudo era feito por mim naquela personagem. Ao nível da dança e do canto foi um trabalho intenso, porque eu nunca tinha cantado, nem sou cantora, assim como não sou bailarina. A personagem era de tal maneira exigente que eu comecei a trabalhar nela muito tempo antes para ter a certeza de que o resultado final era o desejado.
 
MC NEWS: Como se preparou?
 
Maria João Bastos: Quando recebi o convite tive noção da exigência e do trabalho que me esperava. Em Portugal não é normal começarmos a trabalhar numa personagem tanto tempo antes, porque não temos esse tempo. Mas aqui foi fundamental para conseguir ter todos os maneirismos, a dança, a voz, os tiques, tudo.  Para se ter uma noção da exigência desta personagem, que era secundária, eu gravava das 8 da manhã às 8 da noite. Saía do estúdio e ia ensaiar as danças da personagem, depois saía dali e ia para um estúdio de gravação para ter aulas de voz, ensaiar as músicas ou gravar o CD. Os desafios foram surgindo dia após dia. Primeiro gravámos uma música, depois outra, depois gravámos um CD. E isso dá muito trabalho e é um trabalho que é diário e que vai para lá da representação que é o meu mundo.
 
MC NEWS: Alguma vez pensou que Liliane Marise ia ter este impacto junto do público?
 
Maria João Bastos: Foi muito exigente, mas quando recebi a proposta e conheci a personagem, nunca pensamos que teria tanto impacto junto do público. Tivemos que ir alterando a história da personagem por causa desse impacto junto do público. Ela foi crescendo e nós fomos acompanhando o sucesso. Tivemos de criar uma história de sucesso para a personagem que, inicialmente, não estava previsto. A Liliane Marise era uma cantora sem sucesso, isto era o que estava previsto, mas que teve que ser alterado, porque o público reagiu de outra maneira. Outra das coisas que teve que ser alterada foi a própria entrada. A Liliane Marise deveria ter aparecido apenas dois meses após o início da novela, mas quando começou a exibição a própria personagem já tinha sucesso porque foi atuar numa gala de Natal. A TVI começou a ponderar e chegou-se à conclusão que teria que entrar na história mais cedo porque o público estava à espera.
 
MC NEWS: Esta foi, talvez, a primeira personagem que saiu de uma novela e ganhou vida própria.
 
Maria João Bastos: Eu penso que sim e reflete-se nisto. Nós, equipa, tivemos que acompanhar o sucesso. Foi algo que nos ultrapassou. Foi muito interessante, cansativo, exigente, mas valeu a pena. É curioso como uma personagem, que deveria ter sido secundária, passou a viver fora da novela. A Liliane Marise era adorada por todos, dos 3 aos 80. Eu era abordada na rua por todas as pessoas, independentemente da idade e todos diziam que em casa esperavam pela hora da novela para me verem. Quando lançamos o CD, nós estivemos semanas no top de vendas. Foi inédito.
 
MC NEWS: Um dos momentos altos da Liliane Marise foi o concerto na Meo Arena (agora, Altice Arena). Como foi esse concerto?
 
Maria João Bastos: Foi incrível. Uma personagem que leva tanta gente, tantos milhares de pessoas, ao Pavilhão Atlântico em plena crise económica. Muitas pessoas fizeram um enorme esforço para estarem ali. Havia pessoas que vinham do Luxemburgo só para assistir ao concerto. Chegaram a Lisboa, de avião, viram o concerto e voltaram para casa. Eu estive até às 4 horas da manhã a dar autógrafos. Havia todo o tipo de pessoas, crianças, jovens, adultos, homens, mulheres, famílias. Foi uma experiência única e que me vai marcar para sempre. Estar no palco e ver uma sala cheia de pessoas que estavam ali para assistir a um concerto de uma personagem de uma novela é incrível e é uma sensação muito forte. Foram duas horas. Por estranho que pareça, não estava nervosa. Ali, naquela noite, terminava uma história muito bonita, porque foi o último concerto da Liliane Marise. Tudo o que aprendi foi brutal e durante todo esse tempo recebi tanto e coisas tão boas.
 
MC NEWS: É daquelas personagens que só existem uma vez?
 
Maria João Bastos: Sim, sem dúvida. As coisas não se repetem. O sucesso da Liliane Marise foi genuíno, não foi forçado. Aconteceu por causa do público. Tudo o que for feito para imitar será forçado. Para mim é uma personagem única e eu tento sempre fazer coisas diferentes.
 
Veja os vídeos:
 
 
 
 
 
 

Últimas

Mais Últimas

Exclusivos

Novelas

Fora do Ecrã