Os Morangos com Açúcar regressam já nesta segunda-feira, 23 de outubro, com uma temporada que marca uma nova fase da série juvenil de maior sucesso da TVI. Como não podia deixar de ser, o elenco conta com várias caras novas e ainda o regresso de algumas das personagens mais marcantes.
Os novos Morangos com Açúcar retratam o início de um novo ano escolar no Colégio da Barra, onde os novos estudantes conhecem os antigos. Dois grupos são formados: o popular - com verdadeiros influencers; e os alternativos - que buscam diferenciar-se, através de novos caminhos e novas ideias.
A festa de boas-vindas aos alunos do colégio será o ponto de partida para toda esta história, que promete 'colar' todos ao ecrã.
Os Protagonistas: Olívia Campelo (Madalena Aragão) e Miguel Navarro (Vicente Gil)
Conhecem-se uns dias antes do início das aulas, sem imaginar que os seus caminhos se voltarão a cruzar, ao serem colegas de turma.
Olívia vem de uma família disfuncional. Ela e os irmãos estão entregues a uma tia com problemas de droga e álcool. Os pais morreram há três anos, num acidente. O único rendimento da família provém da loja de conveniência da tia e das pensões de sobrevivência dos cinco irmãos orfãos, administradas pela tia. Olívia cuida de todos e ainda estuda, por isso, as aulas não lhe correm muito bem. Ela é o “bombeiro” da família, constantemente chamada para salvar as situações.
Miguel é filho de Simão (Pedro Teixeira) e Ana Luísa. Simão é médico e diretor das Clínicas Navarro. Ana Luísa morreu e Simão casou depois com Kelly que é como uma mãe para Miguel e Duarte, o seu irmão. Miguel cresceu entre dois mundos: a família do pai, conservadora e rígida e o espírito livre da madrasta. Escolheu o segundo, para desespero do pai que quer que os filhos sigam medicina para continuarem a tradição familiar. Miguel é surfista e sonha fazer carreira nos circuitos de surf. Reprovou um ano, uma grave falha que Simão tem dificuldade em aceitar e atribui à paixão do filho pelo surf.
A Rainha e as escravas: Gabi (Margarida Corceiro), Pipa (Mafalda Peres) e Emília (Rita Guerner)
Andam sempre juntas e são o centro de todas as atenções.
Gabriela Caiado (Gabi) é a rapariga mais gira do colégio. Influencer digital cobiçada por muitas marcas, muito popular, fútil e vítima da moda. Parece estar sempre por cima. Na verdade, a aparente autoconfiança esconde um trauma familiar. Ela perdeu a mãe muito cedo e o seu pai, um empresário em crise de meia-idade, vai casar com uma rapariga pouco mais velha do que ela que, para cúmulo, é professora de Educação Física no colégio. Gabi gosta de Miguel, com quem namorou no último ano letivo. Durante as férias fizeram uma pausa. Ao ver Miguel interessado em Olívia, ela faz um pacto com Santiago para separar os dois.
Filipa Gomes (Pipa) é filha de Soraia Rochinha e a “primeira escrava” de Gabi. Pouco esperta, trapalhona e insegura, colou-se à amiga e imita-a em tudo: nos looks, nos maneirismos, nos sonhos. É a única filha de Soraia, que quer que a filha tenha sucesso onde ela falhou. Policia-lhe a dieta, as toilettes e as redes sociais e empurra-a para Zé Maria, sem suspeitar que ele é gay e que a sua família está falida. Pipa não tem coragem de dizer à mãe que se sente mais atraída por raparigas e vai entrando no jogo dela, originando situações que geralmente correm mal.
Emília Coelho é a “segunda escrava” de Gabi. Tal como Pipa, imita a estrela do colégio e faz tudo para lhe agradar, na esperança de se banhar na sua popularidade. Tenta ser mais Gabi do que a própria. Os pais têm uma banca de frutas no mercado local que ela diz ser uma loja gourmet. Ela tenta a todo o custo esconder as suas origens mais modestas e estar à altura das amigas, tornando-se por isso mais vulnerável à manipulação. Está apaixonada por Duarte, que não lhe dá atenção.
O Rei e o súbdito: Santiago (Rui Pedro Silva), Zé Maria (António Van Zeller)
Santiago Matoso tem sempre mais do que os outros. Mais dinheiro, mais raparigas apaixonadas por ele, mais amigos. É egocêntrico e por vezes cruel, mas também encantador e envolvente. É filho de Valter Matoso (cuja alcunha 'Crómio' ainda o persegue), o diretor do Colégio. Os pais separaram-se e a mãe foi viver para o estrangeiro. Ele vive sozinho com o pai, que sempre o mimou demais. É emocionalmente descompensado, mas tenta esconder isso a qualquer custo. É o líder do popular grupo de Influencers e irá disputar Olívia com Miguel, um jogo que muito lhe agrada. Tal como Miguel, ele pratica surf e a rivalidade entre os dois vem de longe.
Zé Maria Teles da Gama é o melhor amigo de Santiago. Um “agrobeto” de família disfarçadamente falida, que se pendura no dinheiro e popularidade do amigo para estar sempre nas melhores guest lists. É bully e homofóbico para esconder que é gay. Falta-lhe a coragem de contrariar os pais, que já escolheram o seu futuro.
Os outros:
Duarte (Simão Fumega) é irmão de Miguel. Ao contrário do irmão mais velho, mata-se a estudar para não desiludir o pai e entrar em Medicina. Os colegas mantêm-no por perto porque ele lhes faz os trabalhos e deixa-os copiar nos testes. Está apaixonado por Gabi, mas não tem coragem para se revelar e reprova o comportamento do irmão, que não a valoriza.
Carol (Ana Andrade) é uma rapariga carente e insegura, que luta com problemas de aceitação e autoestima. Ela desvaloriza tudo o que tem de positivo e foca-se nos pontos fracos. Procura desesperadamente a aprovação dos outros, na maneira como se veste e como tenta chamar a atenção e agradar a todos.
Frederica "Kika" (Beatriz Frazão) é uma miúda irreverente, curiosa e provocadora. Foi adotada quando era bebé e não conhece a sua família biológica. Cresceu num ambiente estável e caloroso e é emocionalmente bem resolvida. Tem um podcast humorístico onde comenta tudo o que se passa no colégio e conhece muitos segredos, dos alunos e dos professores. Namora com Harry, mas só às vezes, pois acredita no poliamor.
Pedro ou "Harry", como se autodenomina, por ser fã incondicional de Harry Styles (Tomás Taborda), é o melhor amigo de Miguel. Cresceu numa família arco-íris, rodeado de afetos, e tem uma autoestima à prova de bala. Uma das suas mães é estilista e ele quer fazer carreira em moda não-binária. É otimista, bem-humorado e solidário, mas tem pouca paciência para preconceitos. Namora com Kika.
Frederico "Fred" Romão (Cláudio de Castro) é pouco amigo dos livros, por isso, um eterno repetente. É filho tardio de um português e de uma angolana. Foi iludindo os pais, mas estes agora fazem-lhe um ultimato: ou termina o secundário, ou vai trabalhar para a oficina de bate-chapa com o pai. O maior talento de Fred é fazer vídeos que, quanto menos nexo têm, mais likes recebem. Ele acredita que os vídeos o vão tornar famoso, dispensando um trabalhoso curso superior. É amigo de Miguel, mas balança entre as tribos, para recolher ideias com potencial.
Ben (Guilherme Rocha) é o irmão mais novo de Fred. Ao contrário do irmão, sempre foi certinho e cumpridor. Deu muitas alegrias aos pais, que depositam nele todas as esperanças. Calado e ensimesmado, quase nem se dá por ele e, nas raras vezes em que tenta intervir, é logo reduzido à sua insignificância. Porém, esta personagem “invisível” guarda em si muitas surpresas.
Os novos alunos:
Bruno (Gonçalo Braga) é irmão de Olívia. Como ela, foi admitido no Colégio da Barra com uma bolsa. Está envolvido com um gang de jovens delinquentes de bairro. Autocentrado e revoltado, é uma dor de cabeça permanente para a irmã.
Luana (Cíntia Semedo) é filha de um empresário rico cabo-verdiano e ela vive longe da família, numa residência de estudantes. Socialmente consciente e militante da cultura woke, ela esconde um crush por Pipa, que representa tudo o que ela detesta.
Purificación ou "Puri", para os amigos (Victoria Oliver) é espanhola, filha de uma cantora famosa. O seu pai é português e ela está a passar o ano em Portugal, com o irmão gémeo. É simpática e popular. Muito competitiva, ela é jogadora de Padel e quer fazer carreira no desporto, contrariando a mãe que quer fundar uma dinastia de estrelas musicais.
Sancho (Oskar de la Fuente) é irmão gémeo de Puri. Mais reservado do que a irmã, geralmente é arrastado por ela. Como Puri, ele joga Padel, mas não tem grandes ambições. É o fator de equilíbrio na difícil relação de Puri com a mãe.
Cris (Catarina de Carvalho) é uma aluna brasileira, cujo pai é promotor de diversão noturna. Ele é divorciado e a relação entre os dois é muito próxima. Bem resolvida do ponto de vista familiar, Cris tem um problema de excesso de peso, mas parece conviver bem com ele, até sofrer bullying na escola. É expansiva e simpática. Canta muito bem. Está apaixonada por Santiago e sofre porque ele não lhe liga nenhuma, mas nunca desiste.
Conhece todas estas personagens, na galeria em cima.
O primeiro episódio dos novos Morangos com Açúcar estreia já nesta segunda-feira (dia 23), às 21h30, na TVI, e, no mesmo dia, a Prime Video disponibiliza a temporada completa.
Recorde-se que o TVI Player lançou um canal FAST (Free Ad-Supported Streaming Television) dedicado aos Morangos com Açúcar. A plataforma de streaming da Media Capital oferece assim um canal de streaming sem qualquer custo para os utilizadores em Portugal e reforça a oferta do portefólio para os subscritores que assistem fora do país. Trata-se de uma oferta especial e sazonal para 2023, que visa celebrar 24h sobre 24h o regresso da mítica série à antena da TVI, agora também com apoio Prime Vídeo. O canal FAST e todas as temporadas podem ser vistas em tviplayer.iol.pt.
Não percas ainda os Morangos com Açúcar 4, todos os dias, na TVI Ficção.