O clima aquece entre os casais de Bela Vida

  • 14 out 2021, 00:00
Veja episódio na integra

Em «Festa é Festa», Albino explica que valores mais altos se levantaram e que Mário (Pedro Giestas), jornalista, vai trazer o progresso à Bela Vida. Bino pigarreia e diz ter um comunicado importante para fazer.  Albino diz que, tal como a outros grandes génios, a viagem a Paris fez despertar a sua criatividade e teve uma ideia que vai colocar a Bela Vida na rota internacional dos presépios vivos. Corcovada e Ana Carolina rirem-se. Manel está cada vez mais confuso. Florinda e Carlos estão incrédulos.

São (Sílvia Rizzo) e Fernando (Manuel Marques) chegam a casa. Ela vem a reclamar da viagem que fizeram e queixa-se que mal tinha espaço para se mexer. São manda Fernando ir descarregar o carro, mas ele diz que faz isso amanhã. São acha melhor fazer já hoje, porque podem roubar as coisas. Fernando diz que já vai. Fernando (Manuel Marques) está a desfazer as malas e a arrumar a roupa no roupeiro, enquanto São (Sílvia Rizzo) está com um ar concentrado a pensar na campanha eleitoral. São faz planos para começar a fazer obras na aldeia logo no dia a seguir às eleições. Fernando lembra que ele é que é o presidente, mas São continua com um ar sonhador.

Florinda (Ana Brito e Cunha) fica desconsolada, pois achou que Albino ia falar de outra coisa qualquer. Corcovada fica maravilhada com a ideia do presépio vivo e quer saber mais pormenores. Albino fica todo vaidoso por Corcovada ter gostado da sua ideia.

Tomé (Pedro Teixeira) anuncia que alugou a sua salinha no café. Aida (Ana Guiomar) e Elisabete (Ana Marta Contente) ficam muito admiradas, pois Tomé (Pedro Teixeira) sempre cuidou daquela sala como um local sagrado e nunca deixou lá entrar ninguém.Aida está orgulhosa de Tomé e aplaude-o com entusiasmo. Elisabete aplaude com desdém, porque não percebe onde está a espetacularidade de alugar uma salinha. Aida rejubila por ser mulher do senhorio da nova estação noticiosa da aldeia.

O ambiente tranquilo desmorona, depois de Alice (Telma Cardoso) sugerir partilhar o consultório com Isabel (Marta Melro). Esta acha impensável isso acontecer e Tomás (João Lima) aproveita logo para a atacar e acusa-a de não colaborar. Tomás compara Isabel a Rita e mais uma vez Isabel não gosta. Isabel pergunta porque é que Mário se separou de Rita, já que ela era tão perfeita.

Albino já está a imaginar como será o presépio e vai divagando sobre o assunto. Corcovada e Ana Carolina (Beatriz Barosa) gostam da ideia. Carlos (Rodrigo Paganelli) pergunta se aquilo não ficará caro e Albino diz que as grandes obras não se fazem a fazer contas ao dinheiro. Florinda antevê sarilhos.

Aida é o entusiasmo em pessoa e começa a sonhar com uma rubrica no canal. Tomé fica baralhado, mas quando percebe o que Aida está a dizer, também sonha em dar uma entrevista enquanto treinador de hóquei. Elisabete (Ana Marta Contente) não tem paciência para os pais e vai embora.

Fátima já contou o que ouviu da conversa de Tomé e Mário. Jorge (Manuel Melo) já está todo entusiasmado com a ideia de irem ter uma rádio e começa a improvisar como locutor. António diz-lhe que até tem jeito e Fátima ralha com António por estar a incentivar Jorge.

Aida continua toda entusiasmada com a possibilidade de poder cozinhar em direto no novo canal regional e Tomé está todo orgulhoso do negócio que fez. Aida afirma que o pregresso a deixa toda acesa e Tomé pergunta se vão lá para dentro brincar.

António conta a Fátima e Jorge que Aida se pegou com Alice. Ele explica que Alice queria ser atendida por ele, mas Aida fez questão de ser ela a atendê-la, e afirmou que no estabelecimento dela, manda ela. Fátima percebe que se avizinham tempos difíceis e Aida ainda não viu como a Sôtora olha para o seu marido.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) vai ao quarto da bisneta para lhe dar um beijo de boa noite e Ana Carolina mostra-lhe os vídeos que estava a ver no tik tok. Corcovada fica a ver muito interessada.

Florinda ia deitar-se, mas vê Carlos na sala e vai ter com ele. Carlos diz que está sem sono e Florinda percebe que deve ser por causa de Ana Carolina. Florinda aconselha o filho a dar tempo ao tempo, porque as questões de amor são mesmo assim.

Fernando (Manuel Marques) já está preparado para dormir, quando São (Sílvia Rizzo) aparece toda "acesa". Fernando tenta escapar-se e desculpa-se com os miúdos, mas São lembra que os miúdos não estão em casa. Fernando diz que está com muitas saudades deles e que vai dormir para não pensar neles, mas São decide ligar-lhes para matarem as saudades.

Florinda deita-se e Albino percebe que ela está irritada. Florinda confessa que tem vergonha dele por ser mentiroso. Albino defende-se e diz que se limita a dizer a verdade mais conveniente em cada situação. Florinda sabe que a ideia do presépio vivo pode ter sido de qualquer um dos três e que Albino não devia gabar-se de ser apenas sua.

Tomé e Aida estão a tomar o pequeno-almoço, quando Isabel (Marta Melro)e Mário entram no café. Eles levantam-se de um pulo e usam todos os salamaleques possíveis. Convidam-nos a sentarem-se com eles e conversam sobre o aluguer da salinha, trocam elogios e Aida fala sobre si. Aida olha de lado para Isabel e ainda não percebeu que ela acha piada a Tomé.

Carlos e Ana Carolina encontram-se na cozinha e ela repara que ele não deve ter dormido muito bem. Carlos confessa que há coisas que lhe tiram o sono e ficam a olhar um para o outro.

Albino pergunta a Peixoto (Vítor Emanuel) se tem as ferramentas a jeito para começarem as obras na Junta. Peixoto é apanhado de surpresa e diz que que já estão muito em cima da hora, mas dependendo da verba disponibilizada, talvez ainda consiga fazer alguma coisa. Albino percebe que vai ter de desembolsar bom dinheiro.