Patriarca quer justiça ao serviço da vida - TVI

Patriarca quer justiça ao serviço da vida

  • Portugal Diário
  • 31 jan 2007, 13:22

Pretenção foi defendida durante missa de abertura do ano judicial

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, defendeu hoje, na missa de abertura do ano judicial, que «a justiça ao serviço da vida só pode justificar a justiça ao serviço da pessoa humana, como defesa da sua integridade física», noticia a Lusa.

D. José Policarpo escolheu como tema «a justiça ao serviço da vida», justificando a circunstância que a sociedade portuguesa está a viver, «num amplo debate sobre a justiça aplicada à vida desde o seu início», numa alusão ao referendo de dia 11 de Fevereiro sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.

Para o Cardeal Patriarca, as leis que não promovam a justiça ao serviço da vida e «o desenvolvimento da pessoa humana» são «injustas».

«A Justiça, na linguagem bíblica, é, antes de mais, o reconhecimento do justo», disse D. José Policarpo na homilia, acrescentando que «o aspecto mais nobre da justiça consiste nesta defesa do justo».

Segundo D. José Policarpo, numa sociedade plural e democrata, «a nobreza da justiça reside na defesa dos inocentes».

A concluir, D. José Policarpo fez votos para que «a luz de Deus possa iluminar as inteligências, para fazer leis justas e aplicá-las com justiça, na certeza de que ambas as coisas são um serviço à vida».
Continue a ler esta notícia