«Casas estão doentes» - TVI

«Casas estão doentes»

«Casas estão doentes»

Sofre de problemas de poluição específica relacionada com «microclimas»

Relacionados
A maioria das casas dos portugueses sofre de problemas de poluição específica relacionada com «microclimas» interiores que podem ter repercussões importantes na saúde das pessoas que as habitam, indica um estudo divulgado hoje, noticia a Lusa.

Num universo de 715 casas analisadas, cerca de 85 por cento dos quartos e 91 por cento das salas apresentaram infestações moderadas de ácaros do pó doméstico indica o estudo, realizado pela empresa de análise da qualidade do ar H2Q - House and Health Quality.

O documento revela também que uma em cada três pessoas sofre de alguma forma de doença alérgica, sendo que em 60 por cento dos casos os ácaros são os principais responsáveis.

«Preocupamo-nos muito com o ar exterior, mas esquecemo-nos que vivemos 70 por cento do nosso tempo em ambientes de ar interior e esquecemo-nos de que o facto de libertarmos dióxido de carbono quando respiramos ou que a transpiração de uma pessoa provoca situações em que a qualidade do ar é manifestamente alterada», declarou José Fidalgo, coordenador do estudo.

De acordo com José Fidalgo, há uma necessidade de «alterar a cultura do dia a dia», uma vez que as alergias domésticas são causadas por elementos que normalmente se encontram nas nossas casas, normalmente relacionadas com a presença de ácaros do pó da casa, fungos, animais de estimação e baratas.

Fontes de combustão, tais como gás, carvão, madeira, tabaco, materiais de construção, mobiliário e produtos de limpeza, estão também na origem da deterioração da qualidade do ar interior, acrescentou.

Conselhos para melhorar o ar

De acordo com o estudo, apresentado como «pioneiro» em Portugal, os valores de infestação com ácaros nas casas aumentam na área da grande Lisboa, com os efeitos sobre a saúde a manifestarem-se sob a forma de irritação dos olhos, do nariz e da garganta, dores de cabeça ou fadiga.

A propósito, Pedro Lopes da Mata, médico alergologista presente na apresentação do estudo, deixou alguns conselhos aos portugueses sobre formas de contrariar ou evitar esses sintomas.

«Se pensarmos na humidade, que é um factor muito importante, por exemplo, se estamos a cozinhar devemos ter as janelas abertas e a porta fechada para não passarmos a humidade da cozinha para o resto da casa. Quando ventilamos um quarto, a porta deve estar fechada, senão o que estamos a fazer é passar as concentrações (de ácaros) que existem no quarto para o resto da casa», disse o especialista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados