Feijoada, álcool e calor - TVI

Feijoada, álcool e calor

Os perigos na estrada começam à mesa

A preparação para quem se faz à estrada numa viagem longa começa no que se come. As refeições leves são as indicadas, já que uma alimentação pesada associada a outros factores podem ser um cocktail explosivo.

«Numa viagem destas não se pode juntar uma alimentação pesada, como uma feijoada, com o tradicional copo de vinho, o calor, a monotonia da paisagem e a condução. Estes factores todos juntos são fortemente indutores do sono», explicou ao PortugalDiário o major Lourenço da Silva da Brigada de Trânsito.

O condutor é quem tem que ter mais cuidados numa viagem de férias. Dormir bem na noite anterior é fundamental e parar de duas em duas horas, ou em cada 200 km, contribuem para uma viagem sem desastres.

As crianças também são um perigo

Viajar com crianças pode ser um factor de perigo. Irrequietas começam a perguntar pela chegada minutos depois da partida. «As crianças fazem perder a paciência com facilidade a quem conduz, porque elas próprias também perdem a paciência», adiantou.

Hoje em dia há já algumas soluções como os DVDs instalados nos bancos dos automóveis. «Mais do que as soluções tecnológicas há um país para conhecer. A viagem mais segura e agradável para todos é feita com tempo e com várias paragens em locais históricos, como castelos, que tornam um dia de viagem num passeio».

A não esquecer os já habituais conselhos para quem conduz. Respeitar as regras de ultrapassagem, não beber e colocar sempre os cintos de segurança à frente e atrás.
Continue a ler esta notícia