Autarquia entrega «cocó» de cão ao domicílio - TVI

Autarquia entrega «cocó» de cão ao domicílio

Cães adotados

Campanha em Espanha alerta donos de animais domésticos para recolherem os excrementos da via pública

É uma iniciativa original que tenderá a fazer pensar duas vezes os donos de animais domésticos que deixam excrementos na via pública. Pelo menos, os que moram na cidade espanhola de Brunete. É que, nesta localidade, se um cão fizer «cocó» na rua, e se o dono não recolher as fezes, arrisca-se a recebê-las de volta ao domicílio.

A iniciativa, lançada há um mês e meio pela Câmara Municipal de Brunete em forma de campanha publicitária, é uma maneira apelativa de consciencializar os vizinhos, e sobretudo os proprietários de animais domésticos. Tudo para que não compactuem com a falta de higiene e com a degradação do meio citadino que resulta dos excrementos de animais na via pública.

De acordo com a edição online do «El Mundo», cerca de 20 voluntários vigiam de perto os donos com os seus «fiéis amigos». Quando um vizinho deixa um excremento do animal para trás, um voluntário aproxima-se e enceta uma conversa de circunstância, na tentativa de saber, de forma dissimulada, o nome e a raça do cão. Com estes dados, obtém-se depois o endereço do dono do animal, através da consulta da base de dados municipal.

A partir daí, tudo fácil! O «cocó» é empacotado e entregue ao domicílio como se fosse um «objeto perdido». A acompanhar a «encomenda», um folheto explicativo informa da campanha e das possíveis multas a aplicar ao infrator.

A Câmara Municipal de Brunete já fez saber que a campanha, com caráter experimental, foi um «êxito», ao reduzir o número de excrementos de animais que foram deixados nas ruas. A autarquia considera repetir a iniciativa daqui a alguns meses ou até mesmo torná-la permanente, revelam ao «El Mundo» fontes municipais.

A campanha publicitária não custou um cêntimo à autarquia. O projeto, elaborado pela agência McCann, foi efetuado pro bono «pelo impacto, pela originalidade e pelo tema ser divertido», explica a diretora criativa da Mccann, Mónica Moro.

O impacto e a originalidade não passaram despercebidos e já foram premiados. A campanha foi distinguida com o «Sol de Prata» no Festival Iberoamericano de Comunicação Publicitária «El Sol», que decorreu de 30 de Maio a 1 de junho, em Bilbau.
Continue a ler esta notícia