Pó da Lua verdadeiro à venda por 4 milhões de euros - TVI

Pó da Lua verdadeiro à venda por 4 milhões de euros

  • JF
  • 22 mai 2017, 17:01
O saco que contém o pó lunar

Colecionador está a vender um saco com pó da Lua que foi recolhido durante a missão Apolo 11, sob o comando de Neil Armstrong

Um colecionador privado colocou um saco que contém pó lunar à venda por 4 milhões de euros. O saco foi uma das amostras recolhidas pela missão Apolo 11, em julho de 1969, sob o comando de Neil Armstrong.

Durante a missão Apolo 11, foram recolhidas diversas amostras de ar, pó e outros elementos presentes na Lua. Essas amostras foram entregues pelos astronautas, quando chegaram a terra, aos cientistas da NASA para futura análise.

Um dos sacos que continha pó lunar ficou esquecido num laboratório em Houston, os cientistas nunca chegaram a analisar o conteúdo do saco. A amostra foi então vendida, num leilão de artigos espaciais, a um colecionador privado, por 950 euros.

O colecionador privado, intrigado pelo conteúdo do saco, enviou-o para a NASA para análise. Nessa altura os cientistas da NASA perceberam que tinham perdido o saco original de poeira lunar.  

A NASA recusou-se a perder este saco pela segunda vez e iniciou uma batalha jurídica contra o colecionador privado. A batalha legal durou alguns anos, até que um Tribunal Distrital dos EUA obrigou a NASA a devolver o saco.

O porta-voz da NASA, William Jeffs, em declarações ao Wall Street Journal defendeu que o saco deveria ser “público dado seu valor histórico”.

O colecionador não quer entregar o saco à NASA e vai leiloá-lo. Pelo facto de a agência espacial norte-americana não “abrir mão” do pó lunar em sua posse, este saco pode valer milhões de dólares e ser vendido por um preço superior ao pedido.

A Apolo 11 foi a primeira missão aeroespacial que conseguiu colocar um homem na Lua. No dia 20 de Julho de 2017 comemoram-se os 48 anos sobre o dia em que o homem pisou solo lunar, o dia escolhido para o leilão deste saco.

Continue a ler esta notícia