Extravio de bagagens na Portela é «inaceitável» - TVI

Extravio de bagagens na Portela é «inaceitável»

  • Portugal Diário
  • 20 set 2007, 13:54

Agências de viagens pedem intervenção do Governo. Imagem de Portugal em causa

As agências de viagens estão desagradadas com o crescente número de atrasos na entrega de bagagens e extravios nos aeroportos portugueses, principalmente em Lisboa, que considera ter atingido «níveis verdadeiramente inaceitáveis», noticia a Lusa.

Em comunicado, a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) apela ao Governo para que intervenha para obter uma solução, até porque tutela muitas das empresas envolvidas.

A intervenção pedida pela APAVT é justificada também «pela sua óbvia responsabilidade em tudo o que diz respeito à imagem do país e aos constrangimentos que esse tipo de situações acarretam».

Como a situação já se prolonga desde há algum tempo, a direcção da APAVT decidiu divulgar a sua preocupação com «o péssimo serviço que está a ser prestado aos seus clientes nacionais e estrangeiros que recorrem ao transporte aéreo nas deslocações de trabalho ou lazer, assim como os danos que causa à imagem de Portugal».

A APAVT salienta que este ano cresceram «exponencialmente as reclamações relacionadas com extravio de bagagens», uma evolução que, no entanto, «é apenas a ponta do icebergue do descontentamento que é transmitido, diariamente, aos agentes de viagens por todos os seus clientes que cruzam os aeroportos nacionais».

Os últimos dados divulgados pela Groundforce (empresas responsável pela assistência em terra dos aviões), revelam que desde o início ano e até Agosto perderam-se mais de 90 mil malas nos aeroportos portugueses, ou seja, mais de 400 por dia.

As 90 mil malas perdidas correspondem a 8.600 viajantes afectados pelo problema e que apresentaram reclamações junto da Grounfdforce, que não avançou os números totais correspondentes ao mesmo período do ano passado.
Continue a ler esta notícia