28 soldados EUA implicados na morte de dois detidos - TVI

28 soldados EUA implicados na morte de dois detidos

Afeganistão

O exército norte-americano determinou que 28 soldados estão implicados na morte suspeita de dois detidos em Dezembro de 2002 na base norte-americana de Bagram, no Afeganistão.

Relacionados
O inquérito a estes soldados, reservistas de uma unidade de polícia militar e soldados de uma unidade dos serviços de informações, foi transmitido aos seus comandantes que deverão determinar a sequência judicial a dar, precisou uma porta-voz do exército norte-americano no Pentágono.

Potencialmente poderão ser inculpados de homicídio involuntário, de agressão, mutilação, maus-tratos e negligência, precisou esta fonte.

«O inquérito identificou 28 soldados que poderão ser culpados nos dois casos, isto é, podem vir a ser inculpados de uma ou de várias infracções ao código de justiça militar», afirma um comunicado do exército.

Este texto precisa contudo que muitos destes 28 soldados têm uma responsabilidade reduzida face a alguns dos principais protagonistas do caso, sem dar pormenores.

Os dois prisioneiros de Bagram morreram a 04 e 10 de Dezembro de 2002, lembrou o porta-voz.

O inquérito que foi lançado imediatamente a seguir foi particularmente difícil, reconheceu, o que explica que só recentemente tenha terminado.

«Foi difícil, havia muita informação a escolher e os ferimentos (constatados nas duas vítimas) foram infligidas habilmente», indicou o porta-voz, referindo numerosos ferimentos «na parte inferior das pernas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados