Principal rival de Karzai fala de novo em fraude eleitoral - TVI

Principal rival de Karzai fala de novo em fraude eleitoral

Karzai

O principal adversário do presidente cessante afegão Hamid Karzai, Yunus Qanooni, acusou hoje os organizadores das eleições presidenciais de 09 de Outubro de terem "roubado" os votos do povo, reiterando as suas denúncias de fraude eleitoral.

As acusações foram formuladas hoje, numa altura em que Karzai segue com uma vantagem de 45 pontos percentuais sobre Qanooni, quando ainda só estão contabilizados 13 por cento dos votos.

Qanooni, antigo ministro da Educação do executivo de Karzai, garante ter provas de que houve fraude organizada a favor de Karzai, e acusa a comissão eleitoral de ignorar as suas queixas a este respeito.

"Observámos duas coisas durante as eleições: o entusiasmo do povo, apesar das ameaças da Al-Qaida (Ó) e o facto de que infelizmente os organizadores das eleições deram um golpe e roubaram os votos do povo", acusou, em conferência de imprensa, em Cabul.

Segundo resultados preliminares hoje divulgados pela comissão eleitoral, após a contagem de cerca de 13 por cento dos votos, o tajique Yunus Qanooni encontra-se em segundo lugar, com 17,7 por cento dos votos, contra 62,6 por cento para o pastune Hamid Karzai.

"Pensamos que a fraude e a cabala foram organizadas e três níveis: antes das eleições, durante e após", acusou o antigo ministro.

As eleições foram organizadas por uma comissão composta por autoridades afegãs e das Nações Unidas, que alguns candidatos acusam de serem pró-governamentais e parciais.

No dia das eleições, 14 dos 18 candidatos solicitaram a anulação do escrutínio, devido a alegadas irregularidades.

Aceitaram depois moderar a sua posição, após a instauração, de urgência, de um painel de peritos internacionais encarregues de examinar as queixas.

Segundo os resultados preliminares hoje divulgados, o "senhor da guerra" uzbeque Abdul Rashid Dostum encontra-se em terceiro lugar, com 09,3 por cento.

Os resultados oficiais só deverão ser conhecidos no fim de Outubro, mas esta semana o nome do vencedor já deverá ser evidente.
Continue a ler esta notícia