Produção do leasing sobe 16% apesar da queda do investimento - TVI

Produção do leasing sobe 16% apesar da queda do investimento

Dinheiro2

O leasing apresentou uma taxa de crescimento do valor da produção de 16,12% para os 5,7 mil milhões de euros no ano passado, apesar de o investimento nacional ter baixado 1,7%, anunciou a Associação Portuguesa de Leasing e Factoring (ALF).

Relacionados
Estes valores do Leasing (modalidade de crédito profissional formada por um contrato de locação de equipamentos mobiliários ou imobiliários, acompanhado de uma promessa de venda ao locatário) são repartidos entre a área de imobiliário (19%) e a área do mobiliário (14%).

O Factoring (actividade que consiste na tomada de créditos a curto prazo por uma instituição financeira, que os fornecedores de bens ou serviços constituem sobre os seus clientes) apresentou também uma evolução do total de créditos tomados de 17,01% para os 19,8 mil milhões de euros o ano passado, face aos 17 mil milhões de euros, atingindos em 2005, isto numa altura em que o PIB cresce 1,3%.

O presidente da ALF, José Beja Amaro, fez o balanço de actividade destes sectores em Portugal garantindo que «estes números são representativos da boa performance destas áreas de intervenção, durante o ano passado e constituem um barómetro fiável do contributo do sector para o desenvolvimento da economia nacional».

Pelo sexto ano consecutivo, o leasing imobiliário registou um aumento do seu peso no total da produção da locação financeira, próximo dos 40%, devido ao crescimento na ordem dos 3,8% do número de contratos e ainda do aumento de 19,3% do valor médio dos contratos.

No que respeita ao mercado do mobiliário, os cerca de 3,5 mil milhões de euros registados na produção global, ao nível de equipamento financiado, devem-se aos veículos, que no ano 2000 ocupavam 48% do total desta produção, representando o ano passado 52%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados