Eurogrupo também critica baixa de rating da Moody's à Grécia - TVI

Eurogrupo também critica baixa de rating da Moody's à Grécia

Presidente da instituição diz que foi «irracional»

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, criticou hoje a descida «irracional» do rating dos títulos de dívida soberana da Grécia para nível equivalente a «lixo» efectuada na segunda feira pela agência financeira Moody's.

Bruxelas questiona corte de rating da Moody's à Grécia

«Não entendo porque interveio nesta desclassificação posterior», afirmou o presidente do Eurogrupo, que é também primeiro ministro do Luxemburgo, à margem de um seminário sobre a União Europeia, em Oslo, noticia a Lusa.

Na noite de segunda-feira, a agência de rating norte-americana reduziu a sua notação para a Grécia em quatro degraus, de A3 para Ba1, argumentando que, mesmo com a ajuda de um pacote financeiro do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia, existe uma considerável incerteza sobre a redução da dívida pública e do equilíbrio das suas finanças.

Com esta baixa do rating, alguns investidores deixam de estar autorizados a comprar dívida grega, nos termos do seu mandato de investimento.

"Estou totalmente convencido de que ... daqui a alguns meses, os mercados financeiros vão ver que eles [da agência Moody's] estavam errados. Eles estão a interpretar mal as decisões que foram tomadas", insistiu Jean-Claude Juncker.

«Estas baixas do rating não são, em todos os casos, compreensíveis e racionais», disse, acrescentando: «Pessoalmente, penso que os mercados financeiros comportam-se por vezes de forma muito irracional».

Duas outras agências de rating, a Standard & Poor's e a Fitch, já tinham classificado a dívida grega com uma nota equivalente a «lixo».
Continue a ler esta notícia