A gravação dos últimos minutos do diálogo entre os controladores aéreos e os pilotos do Airbus A-320 da companhia TAM revela que não houve um alerta antecipado sobre a pista escorregadia no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Um dos trechos do audio, divulgado hoje pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a crise aérea brasileira, mostra uma controladora a informar a aeronave que a pista está molhada por causa da chuva, mas sem indicação de que estaria escorregadia.
«Chuva leve contínua. A pista está molhada, mas ainda não foi reportada que está escorregadia. Curva para a direita», disse a controladora ao piloto da TAM.
Somente pouco antes das rodas das aeronave tocarem o chão, os pilotos do Airbus A-320 teriam sido avisados que a pista estava escorregadia.
A gravação comprova ainda que os pilotos não fizeram qualquer menção a problemas no voo.
O instante final da gravação não foi divulgado ao público, numa decisão dos deputados em respeito aos familiares das vítimas.
A chamada CPI do Apagão Aéreo ouviu hoje também os depoimentos dos controladores aéreos que trabalhavam no aeroporto de Congonhas no dia do maior desastre da aviação brasileira, a 17 de Julho.
Um dos controladores admitiu que a velocidade do avião estava alta no momento do pouso.
«A velocidade me chamou a atenção. Eu esperava uma manobra, mas ele manteve a velocidade até o final», disse Celso Domingos Alves.
A aeronave acabou por se chocar contra um prédio da própria companhia TAM, antes de explodir. Das 199 vítimas do acidente, 178 já foram identificadas.
O trabalho de identificação é complexo, porque muitos corpos foram carbonizados.
![Brasil: não houve aviso para pista escorregadia - TVI Brasil: não houve aviso para pista escorregadia - TVI](https://img.iol.pt/image/id/7056999/400.jpg)
Brasil: não houve aviso para pista escorregadia
- Portugal Diário
- 9 ago 2007, 17:51
![O adeus depois da tragédia - Foto EPA/Lusa](https://img.iol.pt/image/id/7056999/1024.jpg)
Revelações da gravação dos últimos minutos do diálogo entre controladores aéreos e pilotos do Airbus da TAM
Continue a ler esta notícia