Merkel dá «luz verde» à compra de dados sobre fuga ao fisco - TVI

Merkel dá «luz verde» à compra de dados sobre fuga ao fisco

Angela Merkel, chanceler alemã

Cerca de 1.500 contribuintes são suspeitos de evasão fiscal, com recurso a depósitos em bancos suíços

A compra pelas autoridades alemãs a um informador anónimo de um CD com dados sobre fugas ao fisco de cerca de 1.500 contribuintes, com recurso a depósitos em bancos suíços, está iminente, noticia hoje a imprensa germânica.

O governo de Angela Merkel deu «luz verde» para a compra do CD, por 2,5 milhões de euros, mas a decisão final cabe aos Estados federados a que os dados reportam, escreve a Lusa. Assim, o CD deverá ser adquirido pelo fisco da Renânia do Norte-Westfália, até porque o informador se dirigiu ao fisco de Wuppertal.

Em 2008, após a compra de um CD idêntico com dados sobre fugas ao fisco através de um banco no Liechstenstein, coube ao Ministério Público de Bochum, na Renânia, investigar os casos e abrir os processos-crime, que apesar de não estarem todos concluídos já permitiram recuperar quase 200 milhões de euros para o erário público.

Desta vez, caberá ao Ministério Público de Dusseldorf, capital da Renânia-Westfália, analisar os dados contidos no novo CD e proceder criminalmente contra eventuais infractores.
Continue a ler esta notícia