China já é a maior exportadora do mundo - TVI

China já é a maior exportadora do mundo

China acolhe o Mundo para os Jogos Olímpicos

O gigante asiático ultrapassou a Alemanha no ranking de maior país exportador, ao lucrar 78. 700 milhões de euros em Janeiro

Relacionados
A China é a maior exportadora do mundo, depois de ter aumentado em 21 por cento o volume de exportações em Janeiro deste ano, face ao período homólogo anterior, num total de 109. 470 milhões de dólares (78. 700 milhões de euros), segundo dados da Administração-geral das Alfândegas da China.

É o segundo mês consecutivo em que as exportações da China chegam a máximos históricos no país, ultrapassando a Alemanha na classificação de maior país exportador, escreve a Lusa.

Em duas décadas, Pequim conseguiu multiplicar por 20 as suas exportações, estando a trilhar caminho para superar o Japão e ocupar assim o segundo lugar na tabela das maiores economias do mundo, atrás dos Estados Unidos. De facto, e em apenas dez anos, a China passou de sétimo país no ranking das exportações, para um lugar de destaque no actual panorama das trocas comerciais.

O excedente comercial da China não figura, no entanto, nesta lista de progresso: baixou 68,8%, fixando-se nos 14. 160 milhões de dólares (10. 100 milhões de euros).

A crise económica que atravessa o mundo desde 2008 é, em grande medida, a responsável pelo fracasso alemão nas exportações. Depois de uma década a liderar, a Alemanha recuou 18,4 % em relação a 2008, num total 1.121 trilhão de dólares (803. 2 biliões de euros), avança a Associated France Press (AFP), citando as estatísticas Destatis.

Já as importações do país liderado pela chanceler Angela Merkel registaram uma queda de 17,2 % em 2009, para os 667.1 biliões de euros. Outra das explicações para o recuo da Alemanha prende-se com a contracção em 5% do Produto Interno Bruto, no ano passado, a mais forte desde a 2ª Guerra Mundial.

Apesar disso, a Alemanha recuperou em Dezembro do ano passado 3,4% das exportações, em relação ao mesmo período de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados