Alexandre Fonseca nomeado chairman da Altice USA - TVI

Alexandre Fonseca nomeado chairman da Altice USA

  • ECO - Parceiro CNN Portugal
  • António Costa
  • 22 mar 2023, 22:23
Alexandre Fonseca

O gestor é co-CEO da Altice Europa e vai agora passar a acumular com as funções de chairman da operação que a Patrick Drahi controla nos EUA

Alexandre Fonseca foi nomeado chairman da Altice USA, sucendendo a Dexter Goie. O atual co-CEO da Altice Europa vai assim acumular com as novas funções de chairman da operação que Patrick Drahi controla nos EUA, revela a companhia em comunicado. “A companhia está hoje numa posição reforçada graças à liderança do CEO, Dennis Mathew, e quero trabalhar com a equipa para capitalizar o momento e acelerar a criação de valor que damos aos nossos colaboradores, clientes e acionistas“, refere o gestor, citado neste comunicado.

Alexandre Fonseca, que também é presidente do Conselho de Administração da Altice Portugal, passa assim a liderar a operação americana, que passou a estar independente da Altice NV em janeiro de 2018, quando o principal acionista, Patrick Drahi, avançou com uma operação de ‘spin-off’.

O gestor português que foi líder da Altice Portugal vai encontrar um contexto difícil nos EUA. Como escrevia a Bloomberg (acesso pago, em inglês), a operação americana exige um elevado investimento em fibra, o que os analistas consideram ser a opção operacional correta, mas arriscada por causa do nível de endividamento do grupo em termos globais, próximo dos 30 mil milhões de dólares, e pressionado pelo aumento dos custos financeiros e maior concorrência.

As ações da Altice USA caíram mais de 60% no último ano, para um valor de mercado de 2.4 mil milhões de dólares. Segundo a Bloomberg, a Altice USA contratou a boutique de investimento Lazard para apoiar a companhia na escolha de um parceiro para desenvolver o projeto de fibra nos EUA, experiência que Alexandre Fonseca tem depois de liderar a Altice em Portugal.

Continue a ler esta notícia