Second Life: Universidade do Porto cria ilha - TVI

Second Life: Universidade do Porto cria ilha

  • Portugal Diário
  • 20 jul 2007, 10:46

O processo de construção é inédito e está a cargo dos alunos

A Universidade do Porto (UP) lançou esta sexta-feira um concurso inédito para que alunos de diferentes faculdades construam os edifícios e espaços da ilha que a universidade comprou no mundo virtual Second Life (SL), noticia a Lusa.

«Acho que o processo de construção da ilha é completamente inédito. Nunca vi uma coisa assim em SL», disse à agência Lusa Paulo Frias, docente responsável pelo projecto.

Os alunos, provenientes de pelo menos duas faculdades, organizam-se em grupos de quatro e serão livres de propor o que entenderem para a ilha, desde espaços de aulas e investigação a locais de lazer.

Cada grupo terá ao seu dispor uma plataforma, onde poderá construir no máximo 400 objectos tridimensionais, para um espaço de 256 metros quadrados.

Ao todo, poderão estar a trabalhar em simultâneo 32 grupos, e a construção de maquetas deve estar concluída até Novembro.

«A ilha da UP vai funcionar como uma espécie de estaleiro, um laboratório, onde vão acontecendo eventos», disse Paulo Frias.

A escolha da melhor maqueta será feita pelos visitantes da ilha, aberta esta sexta-feira ao público.

«Cada pessoa que visitar a ilha pode votar, uma vez só, na plataforma que gosta mais. Em Novembro, sai o resultado», disse Paulo Frias.

O grupo vencedor do concurso de ideias ficará responsável por implementar o seu projecto, construindo todas as componentes da ilha.

Este trabalho será integrado no projecto curricular de cada aluno.

O SL está a ser usado por cerca de uma dezena de universidades portuguesas, nomeadamente como ferramenta de colaboração, comunicação, simulação e de ensino/aprendizagem à distância.
Continue a ler esta notícia