Alterações climáticas: EUA apoiam objectivos da ONU - TVI

Alterações climáticas: EUA apoiam objectivos da ONU

  • Portugal Diário
  • 27 set 2007, 20:57

«São um problema para o qual nós contribuímos» e por isso estamos preparados para fazer frente a este desafio, diz Rice

Os Estados Unidos apoiam os objectivos da ONU em matéria de Ambiente, declarou hoje a secretária de Estado norte-americana Condoleeza Rice na abertura da reunião de Washington sobre alterações climáticas.

«Queremos que a conferência na Indonésia [em Bali] sobre as alterações climáticas seja um êxito», acrescentou Rice.

Os Estados Unidos levam «muito a sério as alterações climáticas», disse a secretária de Estado, a anfitriã do encontro.

«As alterações climáticas são um problema para o qual nós contribuímos e, portanto, estamos preparados para aumentar a nossa liderança para fazer frente a este desafio», afirmou.

A reunião de Washington é uma iniciativa dos Estados Unidos, que convidaram os 15 maiores poluidores do mundo, como a China e a Índia, e a União Europeia, para discutir as alterações climáticas.

No primeiro dia do encontro , que prossegue sexta-feira, Rice esclareceu que o objectivo dos Estados Unidos é que os países definam voluntariamente limites para as suas emissões de dióxido de carbono.

sistema actual não funciona

«O sistema actual não funciona e temos de o ultrapassar com uma revolução tecnológica», disse Rice, que deu como exemplo o acordo assinado entre os Estados Unidos e o Brasil para a investigação e a promoção do etanol como combustível alternativo.

Em representação da União Europeia neste encontro está o secretário de Estado do Ambiente português, Humberto Rosa.

O tema já tinha estado em discussão na segunda-feira nas Nações Unidas, quando representantes de mais de 150 países estiveram reunidos em Nova Iorque.

O agendamento deste encontro por parte dos Estados Unidos, poucos dias depois ao promovido pela ONU, levou especialistas internacionais a encarar a reunião de Washington como uma forma de a administração norte-americana estar a preparar um boicote às decisões tomadas no âmbito das Nações Unidas sobre alterações climáticas.

Na agenda da ONU esteve a preparação das negociações do acordo pós-Quioto que começam em Dezembro em Bali.
Continue a ler esta notícia