«País tem muito a ganhar» com barragem no Sabor - TVI

«País tem muito a ganhar» com barragem no Sabor

  • Portugal Diário
  • 29 ago 2007, 19:30
Barragem do Sabor vai avançar

Ministro do Ambiente satisfeito com a decisão

O ministro do Ambiente considerou hoje que «o país tem muito a ganhar» com a construção da barragem do Sabor, mostrando-se satisfeito com o arquivamento da queixa apresentada em Bruxelas por ambientalistas contra o desenvolvimento do projecto, informa a agência Lusa.

«Este Governo, e o meu ministério em particular, manteve o reconhecimento de interesse público daquele aproveitamento [energético], porque acreditamos que no balanço global o país tem muito a ganhar com a barragem do Baixo Sabor», disse Nunes Correia, reagindo assim ao anúncio de que a Comissão Europeia decidiu arquivar uma queixa apresentada por ambientalistas contra a construção daquele projecto.

«Tudo fizemos, e pelos vistos o êxito aproxima-se, para que a queixa não tivesse seguimento e o processo viesse a ser arquivado», afirmou. Nunes Correia considerou que o arquivamento da queixa ambientalista «resulta de dois anos de trabalho», durante os quais o governo português mostrou «à Comissão Europeia que, apesar dos prejuízos ambientais que inevitavelmente um projecto daqueles cria», concentrará os seus esforços na «minimização desses prejuízos» e «na sua compensação, de forma a que, no balanço global, os valores naturais em causa tivessem uma compensação e não ficássemos a perder também nesse tabuleiro».

«Assim, vamos ter a barragem e vamos ter valorização do ambiente», defendeu o ministro.

Pinho anuncia novas barragens

O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou que em Setembro vai divulgar os locais para a construção de novas barragens, sem especificar quantas, bem como o investimento e o número de postos de trabalho a criar.

Recorde-se que há cerca de ano e meio, o Governo anunciou a intenção de construir as cinco barragens, adiantando na altura a do Baixo Sabor, Foz do Tua e Linhares, e de reforçar a barragem de Picote e Bemposta, trabalhos que já estão em curso.

«Um primeiro conjunto é o reforço de potência em algumas barragens já existentes e o segundo são novos grandes projectos que serão identificados e anunciados ainda no mês de Setembro , os locais, o investimento e os postos de trabalho a criar», especificou o ministro durante a conferência de imprensa sobre o lançamento do projecto da barragem do Baixo Sabor.
Continue a ler esta notícia