Quercus entrega «cabaz de transgénicos» à UE - TVI

Quercus entrega «cabaz de transgénicos» à UE

Milho transgénico (Foto de Marta Sofia Ferreira)

O objectivo é alertar para a defesa de uma alimentação saudável e chamar a atenção para a política «contrária» que tem estado a ser seguida por Bruxelas

A Quercus e a Plataforma Transgénicos Fora vão entregar à Comissão Europeia «um simulacro» de prenda natalícia, com produtos transgénicos. Ao mesmo tempo, as duas organizações oferecem a associações solidárias cabazes com alimentos sustentáveis, alertando para a necessidade de uma alimentação saudável.

A ideia é «presentear a Comissão Europeia com um cabaz a simular produtos transgénicos» e distribuir junto de públicos alvo, como «associações que apoiem as crianças, as pessoas mais idosas e os sem-abrigo, cabazes verdadeiramente sustentáveis, com produtos de agricultores portugueses» que também colaboraram na acção, explicou esta quinta-feira à agência Lusa a presidente da Quercus, Susana Fonseca.

A entrega será feita na sexta-feira, na representação da Comissão Europeia em Lisboa. Um dos cabazes «terá» Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e destina-se aos responsáveis europeus, os outros três são compostos por alimentos obtidos de uma forma sustentável, através de agricultura amiga do ambiente.

O objectivo da associação ambientalista é «chamar a atenção para a política que tem estado a ser seguida pela União Europeia de defesa da introdução de produtos geneticamente modificados e sua produção na Europa», disse Susana Fonseca. Isto apesar de a receptividade dos cidadãos europeus a este tipo de alimentos «não ser boa», acrescentou.

«A Comissão Europeia, às vezes, ao contrário da vontade de muitos países, tem procurado investir e promover a introdução de OGM», salientou a presidente da Quercus. A responsável alertou para a importância de, «em vez de a Comissão Europeia seguir esta linha, apostar numa agricultura mais sustentável, que tem benefícios muito mais alargados».
Continue a ler esta notícia