Ozono ao nível mais baixo - TVI

Ozono ao nível mais baixo

Poluição [arquivo]

Europa: poluição causada pelo ozono atingiu em 2007 o nível mais baixo da década, devido ao mau tempo

Relacionados
A poluição causada pelo ozono atingiu em 2007 o nível mais baixo desta década, em parte graças a um Verão fresco e húmido, segundo um estudo da Agência Europeia para o Ambiente (AEE) divulgado, esta quarta-feira, escreve a Lusa.

«O número de ultrapassagens do limiar de informação (mais de 180 microgramas/m3) foi o mais baixo dos últimos Verões» e só se verificou em 27 por cento de mais de dois mil locais europeus - inclusive na Noruega e Suíça - e nenhum na Europa do Norte, indica a Agência com sede em Copenhaga.

A Agência Europeia para o Ambiente trabalha no quadro de uma directiva de 2002, que fixa as condições de alerta do público sobre esta poluição que causa problemas respiratórios e danifica as culturas.

Arrefecer o planeta pode ser perigoso

Ozono mata, confirma estudo

O limiar de alerta (240 microgramas/m3) foi desencadeado 96 vezes em 12 países da União, sobretudo na Europa do Sul. As taxas de concentração mais elevadas foram atingidas na Sicília (479 microgr/m3) e na Roménia (363 microgr), enquanto as concentrações que vão dos 300 a 360 microgr foram registadas por seis vezes, além da Itália e da Roménia, em França e na Grécia.

Os episódios mais significativos são logicamente estabelecidos por volta de meados de Julho (de 14 a 21), nos dias mais quentes de um Verão globalmente pouco soalheiro.

O ozono é um poluente secundário produzido por reacções químicas sob o efeito dos raios solares entre poluentes primários - óxidos de azoto (NOx) ou compostos orgânicos voláteis (COV) - ligados ao tráfego automóvel ou a algumas actividades industriais.

Esta poluição ocorre sobretudo no Verão, ou em condições atmosféricas secas e soalheiras, sem vento, de preferência na periferia de cidades ou das zonas rurais junto a grandes aglomerações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados