Albufeira promete investir nos espaços verdes - TVI

Albufeira promete investir nos espaços verdes

Praia de Albufeira

Concelho está em primeiro lugar no ranking da qualidade de vida

O presidente da Câmara de Albufeira reconheceu esta segunda-feira que os espaços verdes no concelho «não são muitos», mas prometeu que nos próximos seis anos serão inaugurados mais 100 hectares, uma área equivalente a uma centena de campos de futebol, noticia a agência Lusa.

A falta de percepção dos espaços verdes por parte da população, é um dos pontos negativos do estudo apresentado na cidade, que atribui a Albufeira o primeiro lugar na lista de concelhos com maior nível de vida do País.

De uma lista dos 11 municípios com maior qualidade de vida, Albufeira fica-se pelo 4º lugar no que se refere à superfície de parques urbanos por residentes e no mesmo lugar relativamente à percepção dos cidadãos dessa realidade.

«Não temos muitos espaços verdes, porque temos outro tipo de espaços que compensam essa lacuna, mas vamos inaugurar vários espaços», disse o autarca, que destacou a inauguração da Quinta do Infante, a 25 de Abril próximo, com cinco hectares.

Estudo analisa dez critérios de qualidade

Apresentado ao fim da tarde de segunda-feira pelas suas autoras, Dalila Antunes e Patrícia Palma, o estudo - realizado pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) em parceria com o semanário Sol - analisa dez critérios de qualidade.

Além de variáveis objectivas que constam de estudos do Instituto Nacional de Estatística, o estudo inquiriu cidadãos de cada um dos concelhos em causa (no caso de Albufeira, foram 250 residentes), de forma a tornar perceptível a sua avaliação subjectiva.

Isto é, de acordo com o critério das avaliadoras, além dos índices quantitativos, analisou-se também a percepção que os cidadãos têm da sua própria qualidade de vida, sendo a avaliação final a média ponderada dos dois factores.

Essas áreas são a economia e emprego (em que Albufeira alcançou o 2º lugar), o Turismo (1º lugar), o ensino e formação (4º), urbanismo e habitação (4º), acessibilidades e transportes (3º), ambiente (5º), identidade, cultura e lazer (7º), diversidade, tolerância e segurança (1º), saúde (10º) e a felicidade (2º).

Embora dando os parabéns ao município algarvio, as autoras do estudo fazem algumas recomendações, entre as quais a de maior divulgação das actividades culturais (domínio em que o concelho se queda pelo 7º lugar) e, no ambiente (5º lugar), um maior investimento em zonas pedonais.
Continue a ler esta notícia