Quercus faz campanha pelas fraldas reutilizáveis - TVI

Quercus faz campanha pelas fraldas reutilizáveis

Bebé

Mais baratas e mais amigas do ambiente e do bebé, defendem os ambientalistas

A associação ambientalista Quercus vai promover uma campanha a favor das fraldas reutilizáveis. A Quercus argumenta que são mais amigas do ambiente e dos bebés e mais baratas. Os ambientalistas querem convencer os portugueses a abandonarem as fraldas descartáveis, que já representam cerca de cinco por cento do lixo urbano.

De acordo com os ambientalistas, citados pela Agência Lusa, a produção anual deste tipo de resíduos é superior a mais de 200 mil toneladas e representa um grave problema ambiental.

Cada bebé usa por mês uma média de 250 fraldas descartáveis. Ao fim de dois anos, o bebé gastou cerca de seis mil fraldas, um produto que usa três tipos de recursos no seu fabrico (petróleo, árvores e água) e que acaba nos aterros. Comparativamente, as fraldas reutilizáveis são produzidas em algodão, microfibras vegetais, lã ou malha polar. Podem ser usadas durante dois anos.

A Quercus fez as contas e diz que o investimento, no caso das fraldas reutilizáveis, pode ir dos 250 euros aos 450 euros. Já no caso das descartáveis, dois anos de utilização nunca ficarão por menos de 960 a 1.560 euros.
Continue a ler esta notícia