Energia: Papa «gasta» tanto como 290 famílias - TVI

Energia: Papa «gasta» tanto como 290 famílias

Missa do Papa em Lisboa (LUSA)

Dado foi revelado por uma auditora que avaliou impacto ambiental da viagem de Bento XVI

A visita a Portugal do papa Bento XVI provocou uma pegada de carbono que ultrapassa as 287 toneladas de CO2, com um impacto equivalente ao consumo de energia de 290 famílias portuguesas num ano, escreve a Lusa.

O impacto ambiental foi calculado pela e)mission, uma marca de gestão integrada de carbono da responsabilidade da TerraSystemics, Projectos em Ambiente e Desenvolvimento, Lda, empresa acreditada pela Direcção-geral de Energia e Geologia para auditorias energéticas.

«A pegada de carbono associada às deslocações aéreas da comitiva papal é equivalente às emissões indiretas associadas ao consumo de eletricidade de 290 famílias portuguesas durante um ano», lê-se em comunicado.

A empresa de auditorias energéticas afirma que «qualquer grande evento, campanha ou conferência resulta num impacte ambiental mensurável» e adianta que as emissões de gases resultam em grande parte do uso directo ou indirecto da electricidade ou de combustíveis.

«A e)mission calculou a pegada de carbono relativa à visita do Papa Bento XVI a Portugal, contabilizando um total de 287,8 de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e)», revela a empresa, acrescentando que os cálculos são apenas referentes às deslocações aéreas do líder da Igreja Católica.

Nesse sentido, a empresa sublinha que de fora dos cálculos ficaram as emissões de carbono indirectas resultantes do uso de combustível na frota automóvel ou nos meios de segurança.
Continue a ler esta notícia